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TikTok adota rótulo para vídeos e fotos
O TikTok começou a identificar vídeos e imagens feitas por IA e criados por plataformas externas, comunicou a empresa nesta quinta-feira, 09. Foi feita uma parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), formada por grandes companhias de tecnologia que utiliza certificação de autenticidade e procedência. Assim, quando um criador subir no aplicativo esse tipo de conteúdo, surgirá automaticamente o rótulo “Content Credentials”, tecnologia da C2PA. Para os usuários, será exibida uma marca d'água digital mostrando a geração por IA.
A companhia afirmou que é a primeira plataforma de compartilhamento de vídeo a implementar essa tecnologia. Ela será empregada também para áudio, porém não foi informada data. Para vídeos e imagens, o recurso está ativo desde a quinta-feira.
No ano passado, o TikTok incorporou uma identificação para conteúdo realista criado com efeitos de IA do próprio aplicativo. Segundo a empresa, mais de 37 milhões de usuários adotaram uma ferramenta desenvolvida com esse fim.
Além disso, a companhia de origem chinesa está aderindo à Content Authenticity Initiative (CAI), um grupo liderado pela Adobe e que atua focado em estabelecer padrões para tornar a produção de fotos, vídeos ou clipes de áudio rastreável e transparente em toda a indústria.
A empresa explicou que a identificação automática de IA é uma recomendação de especialistas para estimular a criação responsável de conteúdo. No entanto, eles também alertam que os rótulos podem causar confusão se os usuários não compreenderem o que significa o rótulo.
Por isso, serão feitas campanhas de letramento mediático para ajudar os tiktokers a entenderem a importância de analisarem criticamente os conteúdos realistas feitos por IA e avaliarem o que é desinformação. A companhia conta com a orientação de especialistas do programa MediaWise, do Poynter Institute, e da iniciativa Witness, que apoia e treina ativistas para usar o vídeo como forma de defender os direitos humanos.
Serão lançados 12 vídeos ao longo do ano que vão abordar ferramentas do TikTok e os rótulos destinados à identificação do uso de inteligência artificial. Em outra ação, serão discutidos os conteúdos que são enganosos.
As iniciativas ocorrem no momento em que especialistas alertam sobre a ameaça que a IA pode representar nas eleições de 2024, especialmente nos EUA. O temor é um aumento de deepfakes e fake news. E também acontecem em um momento sensível para a ByteDance, dona do TikTok, que, por lei aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Joe Biden, terá de passar até fevereiro o controle do aplicativo a alguma empresa ou comprador dos EUA. A companhia chinesa entrou com um processo contra o governo acusando a medida de inconstitucional.