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A nova estratégia olímpica da P&G
Parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) há 14 anos, a P&G tornou conhecida sua estratégia de colocar a marca corporativa no centro de sua comunicação direcionada para as Olimpíadas. Mas a companhia mudou de planos neste ano. Nos Jogos de Paris (26 de julho a 11 de agosto), a atenção será dividida entre mais de 30 marcas de produtos que fazem parte de seu portfólio. Além de estrelarem campanhas, elas estarão presentes na Vila Olímpica, em ações com atletas e ativações no varejo em mais de 40 países.
A gigante de bens de consumo, que também patrocina as Paralimpíadas de Paris (28 de agosto a 08 de setembro), anunciou nesta terça-feira, 14, alguns dos projetos que está desenvolvendo para a temporada esportiva. No lugar de filmes como “Thank you, mom”, criação da W+K que inaugurou o patrocínio às olimpíadas e trouxe o conceito "Proud sponsor of moms", estarão ações dirigidas para Pampers, Gillette e Ariel, entre outros produtos.
A proposta é que as campanhas demonstrem o "desempenho superior" dos produtos da multinacional seguindo um tema de inspiração olímpica, relatou a AdAge. A partir disso, cada país poderá decidir como participar. Valores dedicados para as campanhas não foram revelados.
Vale observar que, nos EUA, a corporação pisou no freio em relação aos investimentos olímpicos, informou a Reuters. O budget estaria 50% menor, depois de consumir “dezenas de milhões de dólares” com a NBCUniversal, que transmitiu os últimos Jogos. A P&G é um dos maiores anunciantes do mundo, com uma verba anual aproximada de US$ 8 bilhões para publicidade.
Para Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G, é com as marcas dos produtos que os consumidores estão familiarizados, como declarou para a Reuters. O nome da companhia irá aparecer, mas os atributos de cada marca de cuidados pessoais ou de higiene é que serão destacados.
Em comunicado oficial, Pritchard pontuou que a relação diária que os consumidores têm com as marcas da P&G inspirou a companhia a destacar como esses produtos “atendem atletas, famílias e fãs, para que eles possam se concentrar em alcançar o seu melhor, seja no palco olímpico ou paralímpico ou nos momentos cotidianos que importam”.
Na estratégia, esse ponto será ressaltado. A P&G trabalhará com o mote “Everyday Champions”, sobretudo na Europa, onde os Jogos serão particularmente relevantes.
Durante as disputas, as marcas da P&G fornecerão serviços e produtos complementares aos atletas “para que eles possam se concentrar em alcançar o seu melhor quando subirem ao maior palco do mundo”.
A Vila Olímpica receberá mais de 22 mil atletas e funcionários. E uma de suas novidades será um espaço montado pela Pampers, para que mães e pais atletas “se conectem com seus bebês e crianças pequenas”. Segundo a empresa, é a primeira vez que o alojamento olímpico tem uma área dessas. O Village Nursery with Pampers contará com berçário e espaço para brincadeiras, além de itens como fraldas e lenços umedecidos.
Outras ações da P&G na Vila Olímpica incluem lavanderias abastecidas por Ariel, uma clínica odontológica com Oral-B e fornecimento de Always e Tampax. Cada atleta receberá ainda uma sacola reutilizável com tema parisiense equipada com produtos da P&G.
A companhia e suas marcas têm parcerias com mais de 100 atletas. A lista conta com representantes de 17 países e 37 esportes.