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Natura no palco; festival fecha 100% das cotas
O Rock in Rio 2024 está com suas cotas de patrocínio 100% fechadas. Em relação às empresas parceiras desta edição, que celebra 40 anos do festival, só falta anunciar uma marca que estará no palco Sunset. Como acontece há anos, o espaço - em que costumam acontecer encontros de gerações e estilos musicais - tem dois patrocinadores. Um deles acaba de ser revelado: é a Natura.
Com sua presença no RiR acertada há cinco anos, a marca de beleza investiu na construção de naves (ambientes montados na Cidade do Rock em que o público vivia experiências) nas edições anteriores, mas a organização do festival já pensava em levá-la para um de seus espaços mais nobres, justamente o Sunset, que neste ano estará maior.
O acordo não implica em dar novo nome ao palco. Afinal, são duas empresas que patrocinam o espaço. A segunda será anunciada em breve, informou a organização. Mas ela está entre os patrocinadores desta edição, que são Heineken, Ipiranga, Doritos, Prudential, TIM, C&A, Volkswagen, Coca-Cola, Seara e KitKat, além de Natura. O Itaú é patrocinador máster.
Na edição 2022, os copatrocinadores do Sunset foram C&A e Volkswagen.
O que significa o novo status para a marca de cosméticos e perfumes? “A Natura entende a música como um veículo de bem estar bem, que promove uma boa relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o mundo”, disse a diretora de comunicação e marketing Denise Coutinho. Para ela, festivais são uma catarse do bem estar.
Outro ponto é que a música é um dos pilares da companhia. Prova disso é que a empresa lançou, há quase 20 anos, o programa Natura Musical, que apoiou diversos talentos, entre eles artistas que já se apresentaram no festival e outros que vão estar no RiR 2024. Caso de Luedji Luna, cantora que esteve em evento na noite desta terça-feira, 21, na Casa Natural Musical, em São Paulo, em que foi divulgado o copatrocínio do palco Sunset.
Com isso, não haverá nave nesta edição do festival. A Natura estará presente no palco e em ativações, além de ter uma loja na Cidade do Rock. O novo acordo foi selado pelo “alinhamento de valores” entre a marca e o Sunset. “Planejamos fazer nas duas primeiras edições esse conteúdo cocriado da nave, mas já tinha um namoro desde o primeiro ano para que ela estivesse no palco porque tem muita sinergia do Sunset com a Natura”, explicou Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.
As mudanças no espaço foram detalhadas por Justo. O Sunset está com uma “boca de cena” do mesmo tamanho do gigante palco Mundo. Por isso, foi para outro local, onde pode se expandir. Nesta edição, devem caber em torno de 100 mil pessoas em sua área. “Hoje, a gente diz que o RiR tem dois palcos principais, o Mundo e o Sunset, com o mesmo protagonismo”, salientou.
As novas dimensões permitem um line-up mais poderoso, ressaltou. O palco receberá artistas como Mariah Carey, Gloria Groove, Iza, Deep Purple, Gloria Gaynor, Kingfish e Ney Matogrosso. Entre os grandes encontros que costumam acontecer no Sunset, estão programados uma homenagem a Alcione e o “Para Sempre: Samba”, no Dia Brasil. Também vão se apresentar Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita, Zeca Pagodinho, Alcione, Jorge Aragão e Xande de Pilares.
Sustentabilidade
Segundo Justo, a renovação da parceria com a Natura é uma maneira de reforçar o posicionamento “por um mundo melhor”, já que a marca que apoia iniciativas que geram impacto positivo e que valorizam a pluralidade.
Ele lembrou que, neste ano, o RiR celebra uma década de certificação com a ISO 20121, destinada a eventos sustentáveis, que envolve produção, operação e neutralização de carbono. “Toda a operação do festival tem um olhar consciente. Na edição passada, lançamos nossas metas de sustentabilidade até 2030. E queremos ampliar nossa ação, influenciando os stakeholders e a sociedade”, afirmou.
Sobre a matriz energética, ele disse que já houve uma evolução importante, com a utilização de combustíveis de fontes renováveis nos geradores. Um dos apoiadores, a Neoenergia tem parceria com a organização para a instalação de painéis solares, algo que é um desafio dado o tamanho do RiR. “O setor energético, junto com a tecnologia, tem avançado muito. Desse modo, a gente vai ter a possibilidade de desenvolver mais esse lado no futuro, até podermos ter 100% de geração de energia por meio de fontes sustentáveis, o que ainda não dá hoje”, completou.
Natura no RiR
Com o mote “E se o nosso corpo pudesse sentir mais no Rock in Rio”, a Natura promete levar ao festival uma diversidade de experiências. Em seus espaços no evento, a marca irá trabalhar produtos da linha Natura Ekos, como a mais recente inovação da empresa: o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo. “O novo produto materializa nosso compromisso com a Amazônia e também carrega a preocupação com a circularidade, ao usar plástico 100% retirado dos rios amazônicos, junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará”, declarou Denise.
Outro produto que terá destaque no festival são as novas fragrâncias Festival de Humor e Conexão de Humor, da linha Natura Humor. A empresa utilizou uma tecnologia proprietária que capturou mais de 40 moléculas que pulsavam no ar durante diversos festivais de música que a marca patrocinou. Com isso, foi produzido um “mosaico olfativo” para refletir “a diversidade e intensidade das experiências vividas”.
Os novos perfumes contém notas inspiradas, por exemplo, em pessoas dançando na grama molhada. Além da inovação tecnológica, o produto foi desenvolvido com a participação de 160 jovens que trouxeram suas experiências em festivais. O processo gerou insights para que as fragrâncias pudessem refletir a essência dos shows.
A Natura Faces, a maquiagem oficial do RiR, traz uma coleção exclusiva de batons co-branded com seis cores: Rock in Red, Cobre Sunset, Bege Fresh, Violet Fairy, Vinho Rocks e Pink Paradise.
E estará disponível para o público um serviço de proteção solar com a linha Fotoequilíbrio no gramado da Cidade do Rock. “Sucesso de público em 2022, o serviço é uma das formas de embarcarmos a marca na jornada das pessoas presentes no festival trazendo bem estar”, acrescentou Denise.
Outras marcas
O Rock in Rio, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, tem a expectativa de atrair 700 mil pessoas para a Cidade do Rock. Em 2022, o festival recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e pelo Estado do Rio de Janeiro. Este ano, em que o evento celebra quatro décadas, houve cerca de 80% de renovação de patrocínio em relação à edição anterior.
O festival 2024 conta com 11 patrocinadores (listados mais acima), mais o patrocínio máster do Itaú, que está com o RiR desde a edição 2011, a da retomada do evento. A Heineken também tem contrato com o festival desde essa época. Neste ano, o evento reuniu 19 apoiadores. O TikTok é content partner e há 11 media partners. Confira todas as marcas aqui.