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TikTok: diferentes gerações, mesmos gostos
A rede social de vídeos curtos TikTok irá realizar, no dia 11 de junho, a partir das 10h, o evento online e gratuito "#AgoraVocêSabe". Na ocasião, serão apresentados dados da pesquisa MindSet Generation, realizada em parceria com a Box1824, sobre consumo trangeracional na plataforma.
Segundo o levantamento, que ouviu mais de mil usuários do TikTok no Brasil, a idade de uma pessoa não é o dado para o qual os holofotes devem estar voltados, mas sim para os gostos pessoais, uma vez que diferentes gerações podem comungar de preferências, interesses e padrões de consumo em comum.
Numa sociedade com muito mais acesso à internet, o modelo de "grade fixa", com uma programação dividida por geração, já teria ficado ultrapassado. Agora, existe um "prime time" para cada pessoa, abrindo espaço para que audiências de gerações diferentes se conectem pelos mesmos interesses - a chamada "transgeracionalidade".
De acordo com o TikTok, valores como respeito, amor, honestidade e família são preferências comuns para todas as gerações. Conteúdos sobre temas como humor, finanças e relacionamento também agradam dos mais jovens aos mais velhos. Por exemplo, 49% da geração Z e 43% dos boomers têm o mesmo gosto por vídeos sobre diversão.
Sobre a forma como as pessoas usam a rede social, a pesquisa indica que o perfil mais comum é de heavy users, já que oito em cada 10
usuários abrem o app pelo menos uma vez por dia.
O levantamento também indica uma tendência de crescimento da plataforma, já que apurou que no TikTok há um público que está chegando agora: cerca de 40% entraram para o TikTok ao longo do último ano. Além disso, boa parte dos usuários pretende intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que um em cada três estima que vai passar mais tempo na plataforma.
Ainda de acordo com o estudo, os acessos são bastante distribuídos ao longo do dia, mas o período da noite é o horário de maior uso do TikTok (34%).
Anunciantes
Em relação às marcas, um em cada três usuários já compraram algum produto/serviço que conheceu no TikTok. Entre os entrevistados, 71% concordam que os anunciantes devem estar presentes nas redes sociais e 68% também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.
Além disso, 45% gostariam que as marcas as quais consomem utilizassem mais o TikTok.
Apesar dessa abertura aos anunciantes, os usuários avaliam que nem sempre as peças publicitárias mais adequadas são aquelas pelas quais eles estão sendo impactados: 48% dos usuários dizem que veem anúncios que não têm a ver com o perfil deles e 34% dizem que esse tipo de conteúdo os irritam. O mesmo percentual avalia que os anúncios interessam.
Veja nas imagens acima alguns dos dados apurados pela pesquisa.