Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O evento, o tema, as marcas, as atrações
No ano mais recheado de eleições no mundo, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) escolheu um tema para mobilizar a comunidade em torno do voto. A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece neste domingo, 02, irá espalhar por seu trajeto a mensagem: “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo - Vote consciente por direitos da população LGBT+”.
A organização, também chamada de ParadaSP, lembra que serão eleitos em 2024 prefeitos e vereadores que vão representar os mais de 5.560 municípios do país. A proposta do tema é incentivar discussões sobre a necessidade de contar com representantes que compreendam e acolham as demandas da população LGBT+, comprometendo-se com leis inclusivas e comprometidas com a diversidade.
Nas câmaras municipais, existem grupos contrários a direitos LGBT e tentativas de estagnação de políticas públicas eficientes para essa população. Para a ParadaSP, o evento representa uma oportunidade de exercer, nas ruas, a manifestação para que o público lembre da relevância e poder do seu voto.
"Diante desse cenário, torna-se imperativo que o Congresso e as casas legislativas assumam uma postura mais inclusiva, progressista e enfática, garantindo a igualdade e a proteção dos direitos de todas as pessoas", afirmou André Fischer, diretor de comunicação da APOLGBT-SP. Ele salientou que conscientização e empatia social são fundamentais para que se estabeleça um debate qualificado e aprofundado que supere resistências.
Por conta desse posicionamento, a organização convoca a população para comparecer na Parada vestida de verde e amarelo e empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris. O evento atrai milhões de pessoas para a avenida Paulista, o local de concentração. No ano passado, o público foi calculado em três milhões de pessoas. Em 2022, o número divulgado foi de quatro milhões.
A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ tem patrocínio máster de Amstel. São patrocinadores Terra e Vivo. Além disso, o Grupo L’Oréal tem uma cota de copatrocínio. No apoio estão Philip Morris do Brasil, Amstel Vibes, 3M, Burger King, British Council, Zurich, Accor e Warner Music Group. O evento tem o apoio institucional da prefeitura de São Paulo e do governo estadual, com o apoio de comunicação da TV Globo, Climatempo e Agência Fome.
Novidades na Parada
Pela primeira vez desde 1997, a Parada fará um trajeto diferente. Devido às obras que acontecem no final da avenida Paulista, os trios irão percorrer o lado ímpar da via, quando estiverem na virada para a rua da Consolação. O público será orientado a seguir pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.
Outra novidade é a parceria com a prefeitura para ações de sustentabilidade mais efetivas. Serão instalados 100 ecopontos pela Paulista e Consolação para recolhimento de resíduos. Catadores vão auxiliar na limpeza do trajeto e, após o evento, serão plantadas árvores para compensar as emissões de CO2.
Diversas ações buscam tornar a Parada ainda mais inclusiva. Entre elas estão os casamentos de dois casais homoafetivos, dois novos palcos e rodas de conversa com temas como racismo e empoderamento feminino, além de testagem de ISTs e bloco de pessoas com deficiência.
Programação
Antes da Parada, o público pode participar da 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, nesta quinta-feira, 30, no Memorial da América Latina, das 10h às 21h. A entrada é gratuita com pré-cadastro pelo site Sympla.
Há também uma corrida que faz parte do calendário oficial da semana da Parada. Ela acontecerá no sábado, 01, no Parque Villa-Lobos. Na verdade, foram preparadas uma caminhada de aproximadamente 3 km e uma corrida de 5 km. As inscrições já estão encerradas. A organização da Corrida do Orgulho LGBT+ está a cargo da Fuse Eventos Esportivos.
Para a prova, os patrocínios são de L'Oréal Paris Solar Expertise e Powerade (cota “apresenta”), ADM, Dueros, Novo Nordisk, Grupo SBF e Zurich.
No evento de domingo, Pabllo Vittar, Sandra de Sá, Gloria Groove e Banda UÓ (que está voltando aos palcos após a separação dos membros em 2018) são algumas das atrações. São 16 trios elétricos.
Alguns deles são:
Trio Vivo – Artista: Pabllo Vittar
Trio Burger King – Artista: Banda UÓ
Trio L’Oréal Brasil/ Terra – Artistas: Sandra de Sá e Ludmillah Anjos, Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
Trio Amstel – Artista: Gloria Groove
No aquecimento da Parada, está programada a bateria da Estrela do Terceiro Milênio, escola de samba do Grupo Especial de São Paulo, que abre as atividades a partir das 9h30. A agremiação terá como seu tema de carnaval de 2025 “Muito Além do Arco-Íris: Tire o Preconceito do Caminho que Nós Vamos Passar com o Amor”.
As boas vindas serão dadas no primeiro trio pela apresentadora oficial Tchaka Drag Queen, a partir das 11h, seguido de falas de ativistas LGBT+ e pessoas aliadas, e um momento de homenagem às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, com participação das Paradas de Porto Alegre. O hino nacional será interpretado por Edson Cordeiro, Anna Tréa, Diameyka Odara, Julian Santin, Franco Rossignolli e Quixote. Edson Cordeiro, que foi um dos dos primeiros artistas a se apresentar na Parada SP, irá comemorar os 25 anos do projeto “Disco Clubbing”, apresentando na Paulista hits da disco music.
Entre as ações de marcas, um dos destaques está relacionado à bandeira LGBT. O Castro Festival, evento anual dedicado à celebração da cultura LGBTQIAPN+, em parceria com a Amstel, irá hasteá-la no Masp. A bandeira de 70 x 14m será hasteada na fachada do museu de baixo para cima, com o apoio de 16 pessoas (leia mais aqui).
O Burger King vai renomear uma de suas sobremesas, o Shake de Morango, com o nome do primeiro hit da Banda UÓ. Na Parada, o item estará disponível como “Shake de Amor” em quatro lojas no entorno do evento: Shopping Frei Caneca, Shopping Pátio Paulista, Av. Paulista 2200 e Av. Paulista 633. Os copos do shake estarão estampados com um código QR que estimulará doações para a ONG Casa Neon Cunha, iniciativa de apoio à população LGBTQIAP+ em situação de rua do ABC Paulista. A rede também irá destinar um valor para a instituição.
A Climatempo fará o monitoramento climático. A marca faz o patrocínio da Parada por meio do Índice de Arco-Íris, uma das informações distribuídas pela Climatempo. Esse índice monitora a possibilidade da ocorrência do fenômeno em determinada localidade. Quem buscar informações sobre ele nas mídias sociais e nas plataformas da Climatempo, será impactado por publicidade e conteúdos sobre a Parada.
A partir das 13h, o Terra vai transmitir ao vivo dos seus estúdios um programa recheado de surpresas, com direito à exibição dos shows dos trios-elétricos e entrevistas exclusivas. Com a apresentação de Ikaro Kadoshi, parceiro do Terra, e da jornalista Roberta Camargo, o público será inserido na maior festa de rua a céu aberto da América Latina.
Detalhes do evento e da programação artística estão no site www.paradasp.org.br e nas redes sociais da @paradasp.