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Prepare sua agenda: painéis em destaque
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes começou. No aplicativo do evento, é possível montar a agenda. A programação está disponível também no site do Cannes Lions. Esta edição terá cerca de 500 palestrantes e mais de 150 horas de conteúdo, entre a segunda-feira 17 e a sexta-feira, 21.
Os temas variam de crise climática (até que enfim!) à liberdade de expressão, de refugiados a esportes, da volta do humor na propaganda à comunicação que trata de obesidade, e do impacto da IA a cases famosos que aniversariam, como os 20 anos da campanha “Real Beauty” (na 2ª feira, às 11h45), conceito desenvolvido pela Ogilvy Dusseldorf e Ogilvy de Londres para a Dove (Unilever), que se desdobrou em mais ações premiadas, como “Real Dove Sketches”, criada pela Ogilvy Brasil.
A programação está dividida em cinco trilhas (Insights and Trends, Innovation Unwrapped, The Creativity Toolbox, Talent and Cultures e Creative Impact) e há painéis espalhados por vários locais do Palais des Festivals. A duração da maior parte das sessões varia entre meia hora e 45 minutos (há sessões curtas, com 15 minutos). Ou seja, quem se atrasar para ver uma apresentação poderá perder conteúdo.
Outro ponto que merece atenção: o Cannes Lions está com “secret speakers” que serão revelados apenas na hora. Em alguns casos dá para desconfiar de quem se trata (a exemplo da nadadora síria Yusra Mardini, que disputou os Jogos do Rio pelo Time Olímpico de Refugiados do COI e cuja história está no filme “As nadadoras”, da Netflix. Ela é a provável convidada do painel “The Girl Who Swam for Her Life”, na 5ª, às 11h).
Celebridades vão desde atores como Queen Latifah, Kenan Thompson e Andie MacDowell (em um painel que prestará homenagem à redatora Ilon Specht, que faleceu em abril e que criou, em 1971, o slogan “Because I’m Worth it”, da L’Oréal) a talentos como John Legend - dono de prêmios no Emmy, Grammy, Oscar e Tony) - e escritores como James Patterson (275 milhões de livros vendidos em mais de 100 países), passando por atletas do futebol feminino (Margaret "Midge" Purce, da seleção dos EUA) e da NFL (DeAndre Hopkins, wide receiver do Tennessee Titans, Joe Burrow, quarterback do Cincinnati Bengals, e Justin Jefferson, receiver do Minnesota Vikings).
Há também distintas atividades no menu, como corrida de manhã, aula de ioga, clínica de pickleball com Patrick Mouratoglou, ex-treinador de Serena Williams, e três júris em ação com finalistas defendendo seus trabalhos (Glass, Innovation e Titanium).
Sessões “clássicas” estão na programação, como o New Creators' Showcase (5ª feira, 10h), organizado pela Saatchi & Saatchi, e que chega à 34ª edição, e os seminários com os ganhadores dos Leões especiais deste ano, como as entrevistas no palco com o Entertainment Person of The Year, Ynon Kreiz, chairman e CEO da Mattel (6ª, 10h), a Lion Heart desta edição, a jornalista filipina Maria Ressa, Nobel da Paz de 2021 (6ª, 11h15), e o Lion of St. Mark, prêmio que reconhece os grandes nomes da indústria, atribuído agora ao francês Jacques Séguelá, 90 anos e 60 de carreira (6ª, 11h).
O Anunciante do Ano, a Unilever, terá sessão especial (4ª, às 10h) com Esi Eggleston Bracey, Chief Growth and Marketing Officer da companhia. O tema é: “You”. E apenas isso, como aponta a descrição no programa.
As grandes redes têm painéis marcados também. Mark Read, CEO do Grupo WPP, ocupará um dos palcos do Cannes Lions para uma conversa com Elon Musk, Chief Technology Officer (CTO) do X, o antigo Twitter, sob o tema "Exploring the New Frontiers of Innovation" (3ª, 10h). Já Hiroshi Igarashi, presidente e CEO global da Dentsu, falará na sessão "Innovating to Impact: 120 Years of Innovation" (2ª, 16h30). David Droga, CEO da Accenture Song, por sua vez, estará em dois painéis: o primeiro com a CTO da OpenAI, Mira Murati (2ª, 14h), e depois com a CMO do J.P. Morgan & Chase, Carla Hassan (3ª, 15h30).
Diversos painéis contam com a participação de brasileiros, caso de Anselmo Ramos, cofundador da GUT, que estará numa das principais salas do Festival, junto com o sócio, o argentino Gastón Bigio, para contar a trajetória de uma agência que saiu do zero, cinco anos atrás, para conquistar o título de Cannes Lions Independent Network of The Year, em 2023 (mais abaixo, publicamos uma lista com todos os brasileiros apresentados até o momento).
O Clubeonline aponta abaixo mais alguns destaques da programação:
- Song Simplifies: Creativity Resurrected (2ª, 10h). Com Nick Law (Creative Chairperson - Accenture Song): “Diante da desconstrução do modelo da indústria da comunicação, estamos testemunhando o seu fim?”, pergunta Law, nome conhecido do Cannes Lions. Ele ressalta que, de fato, as coisas estão mudando face às constantes transformações sociais, às novas tecnologias e à evolução do craft. Mas o trabalho criativo sempre evoluiu com a própria sociedade e com o avanço tecnológico, pondera. Na visão de Law (ex-Apple, Publicis Groupe e R/GA), há “destinos mágicos” para o talento. E não será necessário descartar tudo e começar do zero.
- Conversations in Context: What Internet Communities Tell Us about Consumers (2ª, 11h). Com Steve Huffman (CEO - Reddit). Todos os dias, tem gente recorrendo a uma comunidade online como o Reddit para tomar decisões com base em informações e recomendações. Ao adentrar esses fóruns interativos, as empresas conseguem obter insights e incorporá-los nos planos de marketing? Huffman irá discutir como as companhias podem saber o que as pessoas pensam, testar ideias e participar de tópicos com assuntos quentes hoje e que são capazes de moldar estratégias de negócios amanhã. O Reddit tem 83 milhões de usuários ativos por dia. Em março, fez seu IPO, tendo seu valor de mercado calculado em US$ 6,4 bilhões. Dois meses depois, fechou um acordo com a OpenAI para fornecer seus dados para treinar o ChatGPT.
- Creative Impact Unpacked: How to Move the Needle on Sustainability? (2ª, 11h) - Sebastian Munden (Chair - Ad Net Zero), Ozlem Senturk (Senior Partner - Kantar), Rica Facundo (Managing Editor Asia / Warc), Preeti Srivastav (Group Sustainability Director - Asahi Europe & International). A indústria da comunicação tem um papel vital a desempenhar na busca por um futuro sustentável e na promoção de ações que sejam capazes de enfrentar a crise climática. O painel terá insights exclusivos do Warc; um guia da Ad Net Zero (iniciativa da Associação de Publicidade do Reino Unido para gerenciar e reduzir a pegada de carbono do mercado na produção e veiculação de publicidade) para orientar e desafiar o trabalho criativo; e dados da Kantar para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing que incentive o crescimento sustentável. Entre as perguntas que o painel pretende responder estão: O que as marcas estão fazendo para incentivar as pessoas a adotarem comportamentos mais sustentáveis? Como as marcas podem combater o greenwashing e se afastar do green hushing (conhecido também como “silêncio verde”)?
- On with Kara Swisher – Featuring John Legend and Chrissy Teigen (2ª, 11h45). Gravação ao vivo de um episódio do podcast da jornalista Kara Swisher, o painel mostra o lado empreendedor do casal John Legend (vencedor EGOT: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards) e Chrissy Teigen, autora de livros de culinária. Legend fundou a produtora Get Lifted Film, a empresa de gestão de talentos Friends at Work e a marca de skincare Loved01. Chrissy é sócia da Cravings, marca de food & lifestyle, e da Huntley Productions. Os dois lançaram ainda a Kismet, marca de alimentos para pets. Eles debatem como uma marca pode criar impacto cultural duradouro e construir uma base fiel de consumidores.
- When AI Challenges and Champions Human Creativity (2ª, 14h). Com David Droga (CEO - Accenture Song) e Mira Murati (Chief Technology Officer - OpenAI). A proposta é de um bate-papo que vai explorar a interseção da IA e da criatividade humana. Droga e Mira prometem mostrar que a tecnologia atuará como colaborador, trazendo novas possibilidades para os criativos. Eles vão abordar questões éticas e medidas de segurança que orientam o desenvolvimento da IA para que esta seja uma “força para o bem na indústria criativa”. David Droga estará em outro painel, With Great Opportunity Comes Greater Responsibility (3ª, 15h30), com Carla Hassan, CMO do J.P. Morgan & Chase.
- We Are All Immigrants (2ª, 14h15). Com Agnieszka Holland (Film Director), Jana Shostak (Polish-Belarusian Activist) e Jerzy Holub (Director Area Marketing - Mastercard). Guerras e a crise climática estão provocando migração em massa – e é pouco provável que vejamos tão cedo uma mudança neste padrão. A Polônia recebeu até agora o maior número de refugiados da guerra entre Ucrânia e Rússia. Da população atual, 10% são ucranianos. A arte e a publicidade podem ajudar a encontrar soluções para essa questão global? O cinema e a criatividade podem influenciar as percepções das pessoas sobre a migração? A cineasta polonesa Agnieszka Holland, diretora de “Zona de Exclusão” (The Green Border), que conta a história de tragédias enfrentadas por refugiados sírios, vai procurar responder essas questões. Agnieszka dirigiu também “Rastros”, que ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim de 2017, e “Na Escuridão”, indicado a Melhor Filme Estrangeiro do Oscar de 2011. Hołub, da Mastercard, vai falar do projeto “Where To Settle”, ação criada pelas McCann de Nova York e da Polônia que ajudou milhares de refugiados ucranianos a encontrar um lar na Polônia. O case conquistou o GP de Sustainable Development Goals no ano passado.
- Creativity Unleashed: Bridging Minds and Machines (2ª, 15h30). Com Deepak Chopra (NYT Bestselling Author, Alternative Medicine Advocate), Pranav Yadav (Founder & CEO - Neuro-Insight). O médico Deepak Chopra, autor de mais de 25 livros, irá conversar com Pranav Yadav sobre neurociência, criatividade e IA. Eles vão discutir os processos do pensamento humano, a intrincada conexão entre consciência e criatividade, a transição da inteligência para a inteligência artificial (com suas implicações éticas) e por que a criatividade é crucial para a vida.
- The New Brand Currency: Why You Can’t Put a Price on Purpose? (3ª, 11h). Com Jay Shetty (Host - Podcast On Purpose). Best-seller, podcaster, ex-monge e Chief Purpose Officer do app Calm, Jay Shetty foi uma das atrações do SXSW 2024. Neste painel, ele pretende mostrar como marcas e criadores podem colocar o propósito no centro de seus relacionamentos e colaborar para criar um impacto positivo no mundo. Uma das questões abordadas será o que fazer para que a saúde psicológica não seja estigmatizada na indústria. E Jay, autor dos livros “Pense como um monge” e “Oito regras do amor”, ainda conduzirá uma sessão de meditação ao vivo, orientando os participantes na definição de intenções alinhadas a propósitos autênticos.
- Ready to Laugh Again: The Return of Comedy (3ª, 11h45). Com Kenan Thompson (Actor, Producer, Comedian & Cast Member - Saturday Night Live), Benjamin Crook (SVP, Dressing and Condiments North America - Unilever), Debbi Vandeven (Global CCO - VML), Jon Cook (Global CEO - VML). A organização do Cannes Lions diz que o humor está retornando para a publicidade. E não apenas. Ele se tornou um alívio para o excesso de polarização da sociedade, além de ser antídoto para a apatia. O aumento do humor sinaliza um desejo de leveza, sintonia e bem estar. Como as marcas podem se apropriar dele para impulsionar conexões em um mundo tão incerto? Uma das estrelas do painel é o comediante Kenan Thompson.
- When Societal Progress Meets Resistance (3ª, 13h45). Com Richard Edelman (President & CEO - Edelman), Bozoma Saint John (Marketing Executive, Author and Entrepreneur), Nicholas Johnston (Publisher - Axios), Scott Galloway (Professor of Marketing - NYU Stern School of Business). A cada dia surge uma “guerra cultural”, em cenários que misturam progresso social e grupos resistentes a essas conquistas. Marcas estão sendo canceladas e seus valores questionados tanto pela direita quanto pela esquerda. Com os temas sociais mais politizados, cresce o "abismo ideológico", como descreve o painel. O que isso significa para o futuro das marcas? O mundo do marketing está totalmente desligado dos consumidores e da realidade em que eles vivem? A Edelman trará dados exclusivos que pretendem fornecer uma rota “para se navegar nestes tempos conturbados”. Uma pergunta que norteará o debate é “quando a ação de uma marca dirigida para uma questão social passa do apropriado para o controverso?”. Bozoma é um destaque do painel. Ela comandou o marketing de Netflix, Endeavor e Uber. Teve papel de liderança também na Apple Music e na PepsiCo. E foi laureada com o Marketing Hall of Fame. Scott Galloway, por sua vez, é nome bastante conhecido em eventos de inovação e tecnologia, como o SXSW.
- Inclusive Advertising Drives Sales: Debunking the "Woke Equals Broke" Delusion (3ª, 15h15). Com Sara Denby (Head - Unstereotype Alliance/ UN Women), Andrew Stephen (Deputy Dean for Faculty and Research - Saïd Business School/ University of Oxford), Jon Halvorson (SVP of Consumer Experience and Digital Commerce - Mondelēz International). A Unstereotype Alliance vai apresentar o estudo "The Business Case for Progressive Advertising", que confronta a ideia de que o conceito "woke" ( "estar consciente sobre temas sociais e políticos, especialmente o racismo", segundo o dicionário Oxford) está implicado ao fracasso, algo que grupos não identificados com essas pautas procuram viralizar - para eles woke está associado a "alguém politicamente liberal de modo insensato ou extremista", verbete que consta no dicionário Merriam-Webster. A pesquisa é resultado de uma parceria entre Saïd Business School, Kantar, Warc e seis marcas líderes mundiais, e busca provar que o conteúdo inclusivo impulsiona as vendas.
- Let’s Talk about Weight: Conversations about Creativity, Community and Obesity (3ª, 16h45). Com Queen Latifah (Artist, Producer & Entrepreneur), Tejal Vishalpura (SVP, Commercial Strategy & Marketing - Novo Nordisk). Uma das marcas mais comentadas dos últimos tempos é a de um medicamento: Ozempic, do Novo Nordisk. Quando se trata de peso e saúde, o tema é polarizado e envolto em julgamentos. Por isso, o laboratório entendeu que precisava de vozes influentes como a de Queen Latifah para enfrentar uma das doenças mais prevalentes e incompreendidas do mundo e liderar uma conversa que fizesse com que respeito, cuidado e apoio fossem realidades para pessoas obesas. Queen Latifah fez parte de uma campanha que falava de estigma, mostrando que esse é um dos maiores problemas relacionados à obesidade.
- The AI Era: Supercharging Marketing and Creativity (4ª, 14h45). Com Alexander Chen (Director - Creative Lab / Google), Vidhya Srinivasan (VP, General Manager/ Advertising - Google). Na indústria da IA, o Google é um dos principais players. Neste painel da big tech, o foco estará em mostrar que, do surgimento da web até a revolução provocada pelos dispositivos móveis, a tecnologia deu impulsos para a criatividade e transformou o marketing. A IA está para fazer o mesmo. Na sessão, o Google, em sua era Gemini, discutirá como a IA pode aumentar a criatividade, a produtividade e o desempenho. Chen, no Creative Lab desde 2010, tem uma série de projetos que ressaltam as possibilidades do binômio tecnologia e criatividade. Ele gosta de combinar música, design e codificação. E também recebe prêmios, como o Leão de Ouro que conquistou com o case Chrome Music Lab, em 2016.
- Celebrating the Radical Creative Mind behind “Because I’m Worth It” (4ª, 16h30). Com Andie MacDowell (Actress, L’Oréal Paris Spokesperson), Delphine Viguier-Hovasse (Global Brand President - L’Oréal), Charlotte Franceries (MW Global Business Leader of L’Oréal - McCann Paris, President - McCann Worldgroup and McCann Paris), Ben Proudfoot (Academy Award - Winning Documentary Director - Breakwater Studios). O slogan “Because I’m Worth it” virou sinônimo da L’Oréal. Ele foi criado em 1971 pela redatora estadunidense Ilon Specht, que faleceu em abril, aos 81 anos. Na época, tinha 23 anos e trabalhava na então McCann Erickson, em Nova York. Essas palavras redefiniram o conceito de beleza e estabeleceram a missão da marca. O painel exibirá parte de um novo documentário, “The Final Copy of Ilon Specht”, dirigido por Proudfoot, que contém uma série de entrevistas com a redatora que responde pelo slogan ativo mais duradouro na história da publicidade (veja trailer mais abaixo).
- From Inspiration to Manifestation: Behind the Scenes with "Poor Things" (5ª, 11h15). Com James Price (Production Designer - “Poor Things”), Shona Heath (Production Designer, Set Designer - “Poor Things” / Shona Heath Studio), Xanthe Wells (VP of Global Creative - Pinterest). A promessa é fazer uma jornada criativa por trás de um dos filmes mais comentados do Oscar 2024. “Pobres Criaturas” conquistou 4 estatuetas (atriz, design de produção, figurino, maquiagem e penteado). No palco, estarão os designers de produção que levaram o prêmio da categoria, Shona Heath e James Price. Eles vão revelar o processo criativo que inspirou os cenários surreais do filme e contar como transformaram texturas, pinturas e antiguidades em novas possibilidades na tela.
- A Time to End Our Fear (5ª, 13h15). Com Nayla Tueni (Editor-in-Chief - An-Nahar Newspaper), Dani Richa (Group Chairman and CEO - Impact BBDO). Depois de vencer três GPs por três projetos diferentes em quatro anos, a libanesa Nayla Tueni, que comanda o jornal An-Nahar, estará em Cannes para falar sobre coragem, criatividade e resiliência como motores centrais do diário que ela dirige desde que seu pai foi assassinado por motivos políticos. Ao lado de Nayla, estará Dani Richa, da Impact BBDO. Em 2019, a agência do grupo em Dubai e o jornal conquistaram o GP de Print & Publishing por um case em que o diário saiu em branco e estimulou a população a escrever nele mensagens endereçadas aos políticos libaneses - e estas imagens foram compartilhadas pelas redes. Em 2022, mais uma vez a parceria rendeu um GP, na mesma categoria, por uma campanha em que o jornal não foi publicado para que o papel fosse doado para a produção de cédulas de votação. Em 2023, veio o bicampeonato com outra ação corajosa: uma edição trouxe de volta sete veículos que foram fechados devido à perseguição do governo à imprensa e a jornalistas no Líbano. Perguntas que esta sessão responderá são: “Como a criatividade pode ser usada para movimentos sociais poderosos, melhorando o propósito dos negócios?” e “Como obter sucesso comercial por meio do destemor?”.
- I Saw and I Became…A See It, Be It (5ª, 15h30). Com Senta Slingerland (Co-founder - Fala), Daniela Varella (Group Creative Director - Weber Shandwick). Este é um meet-up que fala da iniciativa See It Be It, lançada no Festival dez anos atrás para promover equidade de gênero na indústria. O encontro irá debater o que aconteceu no mercado durante esse período.
- Breaking Barriers: Redefining Disability Representation in Original Content (6ª, 14h30). Com Kimberly Doebereiner (Head - P&G Studios, Group VP Future of Advertising - P&G), Greg Nugent (Founder - Harder Than You Think), Sheridan O'Donnell (Filmmaker, Director), Ezra Frech (U.S. Paralympian, Co-Founder - Angel City Sports). Como aumentar a visibilidade das pessoas com deficiência na frente e atrás das câmeras? O painel irá exibir o making of do documentário “Rising Phoenix: A New Revolution”, um projeto da produtora Harder Than You Think e da P&G Studios, que irá estrear perto dos Jogos Paraolímpicos de 2024, em Paris. Nessa produção, que nasce como sequência do premiado doc “Rising Phoenix” (“Pódio para todos”), de 2020, o público poderá ver a jornada de um elenco diverso. Metade do time que responde pelo documentário é composta por PCDs, inclusive o diretor. Uma das questões que o painel planeja responder “Como criar oportunidades para pessoas com deficiência em uma produção audiovisual?”. Ezra, que está treinando para os Jogos de Paris (sua segunda paraolimpíada), vai falar da Angel City Sports, que sua família fundou em 2013 e que oferece programação gratuita de esportes adaptados para crianças e adultos com deficiências físicas ou visuais.
Brasileiros
Veja aqui uma lista com palestrantes do Brasil na programação do Cannes Lions 2024:
• Going for Gold (3ª, 10h45) - Marcel Marcondes - Global CMO - AB InBev
• How To: Blend ESG into Your Creative Equation (3ª, 12h45) - Erlana Castro - Founder - #ESGpraJA , Dilma Campos - Head of ESG - B&Partners, Paula Trabulsi - Filmmaker - Asas
• Power Hour: Unleashing Creativity from Latin America (3ª, 16h15) - Joana Mendes
• CMOs in the Spotlight: Mars Wrigley North America, Nubank (4ª, 10h30) - Juliana Roschel - CMO - Nubank
• What Kind of AI-Curious Are You? Meet-up with PJ Pereira - Founder, Creative Chairman - Pereira O’Dell (5ª, 11h)
• Five Steps to Make the Impossible, Possible - Danilo Boer - Global Creative Partner - FCB (6ª, 12h45)
• Don’t Start an Agency. Start a Brand (6ª, 13h15) - Anselmo Ramos - Co-Founder, Creative Chairman - GUT
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A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.