arrow_backVoltar

Estampa do Respeito

AfroReggae lança camiseta que traz documento de identidade

13.06.24

Com o objetivo de ajudar a combater o preconceito estrutural no Brasil, o AfroReggae apresenta a campanha "Estampa do Respeito", criada em parceria com a Artplan.

Trata-se de uma camiseta que traz a palavra "Trabalhador" ou "Trabalhadora" estampada na frente e, no seu interior, um documento de identidade impresso. A funcionalidade permite que, em uma abordagem, a pessoa possa rapidamente revelar quem realmente é.

O filme que promove a iniciativa (assista abaixo) evidencia dados sobre abordagens discriminatórias e a presunção de culpa que pesa sobre a população negra. A peça mostra rostos de pessoas negras iluminados durante uma abordagem, culminando na revelação da identidade por meio da Estampa do Respeito, como símbolo de orgulho e resistência.

A iniciativa tem o apoio de entidades como a Pipe Content House.

Como parte da comunicação, "influenciadores" e artistas como Sara Mara, Negra Li e Raphael Logam irão usar e divulgar a camiseta, com o intuito de ampliar a discussão sobre racismo estrutural e a importância da identidade visual em contextos de abordagem.

Não é só sobre vestir a camisa, mas principalmente chamar a atenção para a violência e discriminação que a população negra enfrenta diariamente. Não estamos falando apenas de uma peça de roupa, mas de uma proposta de abrir o diálogo como ferramenta que pode provocar a transformação e proteger vidas negras”, pondera Debora Moura, head de diversidade e inclusão da Artplan.

O esforço também conta com um ensaio fotográfico, capturado por Rudy Hühold. As imagens podem ser conferida no site www.estampadorespeito.com.br.

Ficha Técnica:

Agência: Artplan

Anunciante: Afroreggae

Campanha: 30 anos – Estampa do Respeito

CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida

Direção de Criação: Marcello Noronha, Felippe Mendonça e Eric Ribeiro

Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Pedro Chaves e Gabriel Gil

Direção Geral: Ana Paula Sánchez

Direção Geral de Atendimento: Cristiana Miranda

Diretora de Conta: Priscilla França

Atendimento: Rachel Selouan

Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta

Direção de Planejamento: Aline Freitas

Gerente de Projeto: Aurora Blotta, Rafaella Salles, Victoria Calçada

Diretor de Creative Data: Carolina Amorim

Creative Data: Carolina Amorim e Leonardo Holtz

Head de RTVC: Felipe Cunha

RTV: Angela Felício, Karoline Justino, Gabriel Lemos e Flavia Nascimento.

Head de Produção: Bruno Werner

Produção: Elton Barbosa, Camila Reis e Davi Vidal

RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz

Cliente: AfroReggae

Equipe AfroReggae: Danilo Costa, Diego Silva, Karla Soares e Rafael dos Santos

Parceria: Pipe Content House e Brother do Brasil

Pipe Content House: André Castro Neves, Maria Cavaccini e Flávia Russo

Brother do Brasil: Fabio Pavão e Amelio Salgado, Cecilia Panato, Roberta Abachioni, Juan Nascimento e Maik Pereira

Produtora de Filme: A-Lab

Direção e edição: Filipe Chulam

Prod. Executiva: Teca Vilaça

Motion: Thyago Oliveira

Produtora de áudio: Blend Audio

Direção Musical: Flavio Marchesin

Direção de Áudio: Renan Corso

Mixagem e finalização: Renan Corso e Flavio Marchesin

Produção Executiva: Edu Bernardo

Fotógrafo: Rudy Huhold

Assistentes: João Gabriel Salomão, Áquila de Paula dos Santos, Daniel Ferreira do Espírito Santo

Maquiadora: Juliana Rocha e Francisca Edna Soares Bartucci

Agência de Marketing de Influência: gen_C

Direção Geral de Influência: Eder Redder

Direção de Estratégia e Curadoria: Didi Blanco

Curadoria: Samantha Parma

Direção de Atendimento e Operações: Cristiane Vieira

Atendimento e Operações: Mariana Pinheiro

Estampa do Respeito

/