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Cannes Lions 2024

As novidades e mudanças desta edição

16.06.24

A cada ano, o Cannes Lions introduz novidades que, segundo os organizadores, buscam acompanhar a evolução da indústria da comunicação e que, também, têm o propósito de dar uma cara única e atemporal para aquela edição. Neste ano, são 30 as categorias em disputa, abrindo possibilidades de Leões para mais perfis de profissionais.

Em 2024, uma das principais mudanças é a criação da categoria Luxury & Lifestyle, para celebrar os trabalhos criativos dentro da indústria do luxo - o que inclui de marcas de variados setores, indo de grifes de roupas a carros. Trata-se de uma forma de colocar a comunicação para marcas de luxo em uma competição exclusiva - além de atrair mais esses anunciantes para o Festival.

A área - que só teve seu júri divulgado apenas nesta semana - deverá reconhecer experiências, campanhas e soluções criativas de negócios que ajudam a conectar a cultura e os negócios.

Por outro lado, esta edição marca o fim da categoria Mobile - introduzida em 2012 - e que nesse período acompanhou a ascensão de uma mídia que hoje, na prática, está no centro de tudo que se faz em propaganda.

Curiosamente, o último Grand Prix de Mobile da história, em 2023, foi para “Pedidos Ya”, criação da GUT Buenos Aires para Lanzallamas (leia aqui). Esse resultado foi fundamental para que a primeira fosse escolhida como Agência do Ano do Cannes Lions.

O Festival passa, ainda, a dar um destaque especial ao humor e celebrar seu papel na comunicação das marcas, com a introdução da sub-categoria "Use of Humour" na disputa de algumas das categorias nesta edição.

Outra novidade vem do Innovation Lions que, neste ano, abriu espaço para a apresentação de inovações nas esferas de meio ambiente, social e financeiro, dando um contexto para “inovação” que vai muito além de tecnologia e que traz a agenda ESG para a competição.

Já a categoria Audio & Radio teve uma mudança sutil, que foi a inversão de nome que deixou o rádio como segunda palavra. A ideia, de acordo com a organização, é mostrar que conteúdo de áudio tem vindo de lugares muito além das ondas AM e FM.

Em Social & Influencer, foram introduzidas novas sub-categorias, mudança que tem a ver com dar mais espaço para reconhecer o papel dos “creators” na amplificação das mensagens das marcas. A comunidade, aliás, terá um fórum próprio neste ano com o Lions Creators, um evento complementar de 18 a 20 de junho, com curadoria da programação feita pelo próprio festival em parceria com a Viral Nation.

E o PR Lions também teve reformulação nas sub-categorias, para premiar os trabalhos que entreguem mensagens de marca, ou mudem comportamentos ou engajem consumidores em grande escala, o que reflete melhor o papel da indústria de relações públicas hoje em dia.

IA e contexto cultural

Este 2024 contará também com mudanças que impactam o trabalho de todos os jurados, já que eles passam a receber mais informações das campanhas inscritas, com campos especiais para inteligência artificial e contexto cultural. Assim, eles poderão saber onde e se a IA foi, de fato, aplicada em cada projeto, para terem mais clareza e evitar erros de julgamento. No segundo caso, a proposta é entender melhor o contexto dos trabalhos de todas as culturas e países, para compreender nuances locais.

O total de inscrições no Cannes Lions 2024 será divulgado neste sábado, 15. É importante lembrar como a competição é árdua: no ano passado, a cada 24,3 trabalhos inscritos por um país, apenas um ganhou Leão.

Leia todas sobre Cannes aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

 

Cannes Lions 2024

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