O Espaço é Seu

Emoção e Inspiração (Felipe Kim)

26.06.24

Uma das maiores utilidades que a mídia possui é dar voz e visibilidade para diferentes realidades, causas ou tabus. Quando juntamos isso com criatividade e um trabalho dedicado, podemos ter resultados muito poderosos.

Assistindo à premiação de "Social & Influencer", no Cannes Lions este ano, aconteceu um daqueles momentos mágicos que hoje em dia são raros. Todos convidados ficaram em pé, aplaudindo, ovacionando e muitos profissionais chorando, eu inclusive, junto com uma pessoa que estava sentada ao meu lado.

A campanha "Assume That I Can" (leia e assista aqui), criada pela Small Nova York (EUA) para a organização sem fins lucrativos CoorDown, mostra que suposições negativas sobre as pessoas com síndrome de Down podem nos levar a tratá-las de uma maneira que reforce essas suposições.

O filme traz essa reflexão e então inverte suas expectativas, mostrando que sim, elas podem realizar qualquer tipo de ato. Com um texto muito bem escrito, uma fotografia forte e moderna, além de uma trilha energética e pulsante, esse filme já subverte as expectativas que você pensaria para um filme deste tema.

Normalmente, a fotografia seria limpa, a trilha seria emocionante e melancólica, tudo para forçar a emoção goela abaixo. Para mim, foi um momento inspirador. Ao longo do nosso trabalho, muitas vezes entramos em um modo automático em que perdemos o foco e a criatividade. Passamos a tentar "resolver" o projeto, e perdemos o que temos de melhor, que é subverter criativamente, elevar a qualidade e com ideias diferentes, propor caminhos difíceis.

Por isso, me senti revigorado para acreditar que sim, a liberdade criativa transforma, liberta e traz resultados. Então, o momento mágico de ver a protagonista do filme subir no palco e segurar o Leão de Ouro nas mãos, além de subverter mais uma expectativa, fez com que minha emoção se transformasse em inspiração.

Felipe Kim, produtor musical da Loud+

Leia o texto anterior da seção "O Espaço é Seu", aqui.

O Espaço é Seu