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Never Just a Period

Libresse quer continuar derrubando tabus sobre menstruação

01.08.24

A marca de cuidados femininos Libresse (ou Bodyform no Reino Unido) evidencia como o ensino e os conselhos inadequados sobre a menstruação podem causar problemas e ansiedade em qualquer idade, na nova campanha "Never Just a Period", criada pela AMV BBDO.

O esforço pretende destacar a dissonância entre o que as mulheres são ensinadas a esperar e a realidade de suas experiências menstruais, abordando das primeiras menstruações, os cheiros de corrimento às dores ignoradas pelos médicos, com o objetivo de iniciar uma conversa aberta sobre a saúde menstrual ao longo da vida das mulheres e pessoas que menstruam.

No centro da nova comunicação está um comercial (assista abaixo) embalado por uma orquestra  inspirada em um coro grego, composta apenas por mulheres e que mistura live action a cenas animadas enquanto viaja por uma série de cenários que mostram instruções sobre absorventes internos e outros que remetem à falta de menstruação após a interrupção da contracepção, por exemplo.

Dirigido por Lucy Forbes, da Smuggler, o filme procura combinar humor e realidades duras, além de incentivar as pessoas a quebrar tabus falando abertamente sobre seus corpos.

O filme apresenta muitas experiências não comentadas, mas não incomuns, como menstruação durante a amamentação, menstruação que não volta por meses após a interrupção da contracepção e grandes coágulos durante a perimenopausa – todas coisas que teríamos esperado se alguém tivesse contado nós”, declaram Lauren Peters e Augustine Cerf, criativas da AMV BDDO .

Como um compromisso para dinamitar a vergonha em torno da menstruação, vaginas, vulvas e corpos de mulheres, a marca tem rastreado a percepção sobre tabus e os preconceitos relacionados ao tema globalmente, por meio de seu Global V-Taboo Tracker, desde 2020.

O estudo já ouviu 10 mil pessoas em 10 países, explorando não apenas todas as fases da vida menstrual em relação aos tabus, mas todas as dimensões das experiências menstruais de mulheres+. Os novos dados revelam que 59% das pessoas que menstruam gostariam de ter aprendido mais sobre a menstruação e a saúde íntima. A campanha destaca a confusão que essas pessoas passam desde o primeiro ao último ciclo menstrual, devido aos tabus e atitudes que minimizam e descartam suas experiências, especialmente em ambientes médicos. Como resultado, pessoas que menstruam não são devidamente ensinadas sobre os seus próprios corpos.

Há quase uma década que desafiamos estereótipos tóxicos em torno dos períodos e, embora tenha havido progresso, a nossa missão continua. Nosso rastreamento global de tabus nos ajuda a esclarecer os tópicos que são importantes para as mulheres e pessoas que menstruam em todo o mundo”, observa Tanja Grubner, diretora global de marketing e comunicações da Essity.

Ficha Técnica:

Agency: AMV BBDO
CCOs and Creative Directors: Nicholas Hulley, Nadja Lossgott
Creatives: Lauren Peters, Augustine Cerf
Creative Design Director: Vanessa Fowler Kendall
Designer: Dian Sofia
Production Company: Smuggler
Director: Lucy Forbes
DoP: Polly Morgan
Post-production Company: Framestore
Music: Soundtree
Edit: Tenthree
Stop-Frame Animator: Anna Mantzaris
Sound: 750mph
Photographer: Aleksandra Martinovic

Never Just a Period

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