arrow_backVoltar

Inteligência artificial

Após críticas, Google deixa de exibir filme

06.08.24

Depois de ter recebido diversas críticas nas redes sociais, o filme do Google "Dear Sydney" (leia e assista aqui), que tinha o objetivo de evidenciar a ferramenta de inteligência artificial Gemini durante os Jogos Olímpicos de 2024, deixa de ser exibido na TV (apesar de ainda poder ser visto no YouTube).

O comercial mostra um pai usando a Gemini para ajudar sua filha a redigir uma carta de fã para a atleta olímpica Sydney McLaughlin-Levrone.

Na narração, o pai pede à ferramenta de IA que ajude a filha "a escrever uma carta dizendo a Sydney como ela é inspiradora" e não se esquecer de mencionar que a filha "planeja quebrar seu recorde mundial um dia."

Muitos telespectadores interpretaram o enredo como uma promoção da substituição do sentimento e esforço humano genuíno pela inteligência artificial, especialmente no contexto da admiração de uma criança.

O Google destacou que vê seu Gemini como um “ponto de partida para novas ideias. Em comunicado divulgado à mídia, a empresa informou: “Embora a peça tenha sido testada antes de ser exibida, dado o feedback, decidimos retirar gradualmente sua veiculação na Olimpíada. Acreditamos que a IA pode ser uma excelente ferramenta para aumentar a criatividade humana, mas nunca poderá substituí-la.

Esse tipo de crítica não é um caso isolado. Recentemente, reações públicas semelhantes foram dirigidas a campanhas relacionadas à IA da Apple (leia aqui) e da Toys “R” Us (aqui).

 

Inteligência artificial

/