arrow_backVoltar

Comunicações

Ministério substitui Rebeca no pódio e pede desculpas

07.08.24

O Ministério das Comunicações pediu desculpas nesta terça-feira (6) depois de ter publicado uma imagem na qual colocou no pódio um computador no lugar da ginasta Rebeca Andrade, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris, modificando a fotografia original na qual a brasileira é reverenciada por Simone Biles e Jordan Chiles.

O post, que foi apagado, fazia referência ao "Programa Computadores para Inclusão", do governo federal, que promove conectividade nas escolas.

Depois de muitas críticas nas redes sociais, que apontaram desrespeito à atleta e às mulheres negras, o Ministério emitiu uma nota, com um pedido de desculpas (leia abaixo).

A pasta também fez uma nova publicação, com Rebeca no pódio e o texto: "Esse é o post. Todos nós, do Ministério das Comunicações, reverenciamos Rebeca Andrade. Todos os brasileiros e brasileiras se sentiram honrados pela Rebeca, mas, principalmente, cada mulher preta brasileira subiu junto no topo do pódio na imagem. Rebeca não só entrou para a nossa história. Ela é nossa história" (confira o post aqui e a imagem, acima).

Ministério do Esporte

No início dos Jogos Olímpicos, uma postagem do Ministério do Esporte também gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais, por conta da imagem de um chimpanzé dirigindo um barco - em referência à delegação brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 - com a mensagem: "Todo mundo aguardando o nosso barco". O conteúdo foi apagado em seguida.

Leia o comunicado do Ministério das Comunicações, na íntegra:

"O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade. O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração. Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história."

Comunicações

/