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Most Influential Celebrities 2024

As personalidades + influentes do Brasil, segundo a Ipsos

14.08.24

A modelo Gisele Bündchen lidera, pela segunda vez, a pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)”, realizada pela Ipsos para avaliar o impacto das "celebridades" no Brasil.

Em segundo lugar aparece a ginasta Rebeca Andrade, a atleta brasileira que mais ganhou seguidores nas redes sociais desde a cerimônia de abertura da Olimpíada, segundo pesquisa realizada pela NetCos (leia aqui).

Na terceira colocação do ranking da Ipsos está a artista Liniker, seguida pela "influencer" Jout Jout, que aborda temas como feminismo e autoconhecimento, e que garantiu a quarta posição, mesmo sem ter publicado novos conteúdos recentemente. A cantora Iza ficou em quinto lugar na lista (veja a imagem, acima).

De acordo com a Ipsos, entre as 10 "celebridades" mais influentes, nove são mulheres, sendo uma mulher trans e quatro mulheres negras. O único homem no top 10 é o "influenciador" Iberê Tenório.

O estudo destaca ainda o crescimento da influência da cantora Anitta, que passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar neste ano. Entre as mulheres entrevistadas, a artista ocupa a 10ª posição, mas não está entre os 30 nomes mais influentes para os homens. A melhora na posição no ranking geral é impulsionada por atributos ligados a atributos de modernidade e forte conexão com o público jovem.

Autenticidade e confiança

A Ipsos avaliou ainda que, este ano, o conceito de "influência" no país passou por uma mudança, com a autenticidade e a confiança substituindo a valorização da beleza, que predominava em 2023. O deslocamento nas preferências do público destaca uma nova valorização de atributos como credibilidade e transparência, segundo a empresa de pesquisa.

Os consumidores estão buscando "celebridades" que demonstram valores genuínos, engajam-se em causas sociais e mantêm uma conexão verdadeira com suas audiências, de acordo com o estudo. Além da autenticidade, com a valorização de figuras que mostram sua verdadeira essência sem filtros, e o engajamento em questões sociais e ambientais, a valorização da diversidade e inclusão reflete o desejo por uma representação mais ampla. Além disso, a preferência por hábitos saudáveis influencia a escolha das "celebridades", vistas como "modelos de comportamento positivo", avalia a Ipsos.

A evolução no perfil das figuras influentes representa uma oportunidade estratégica para as marcas. Ao se alinharem com personalidades que compartilham valores autênticos e estabelecem conexões genuínas com o público, as empresas podem criar campanhas mais impactantes e relevantes”, observa Mariana Andrade, gerente sênior da Ipsos e responsável pela pesquisa.

Plataformas de redes sociais superam a televisão como principais fontes de informação sobre "celebridades". Se em 2017 46% das pessoas usavam a TV aberta como veículo para se informar sobre os famosos, hoje a TV ocupa a 5ª posição entre os meios mais usados para seguir "celebridades", atrás de YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

Comparando as métricas das celebridades de 2024 com o ranking de 2021, observamos que a porcentagem de atores e atrizes entre os 30 mais influentes caiu 40%, enquanto a quantidade de 'influenciadores' cresceu na mesma proporção. Além disso, o impacto do contexto é evidente, com os atletas ganhando destaque e representando 17% das 'celebridades' mais influentes em 2024”, ressalta Mariana.

A pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)” de 2024 realizou duas mil entrevistas online, avaliando 200 "celebridades", em 40 atributos, subdivididos em nove drivers de influência.

Most Influential Celebrities 2024

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