Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Investimentos globais em publicidade devem crescer 10,5%
Os investimentos globais em publicidade deverão crescer 10,5% este ano, chegando a US$ 1,07 trilhão, de acordo com projeções da consultoria britânica Warc.
Se desconsiderado o ano de 2021, de recuperação pós-Covid (cujo crescimento chegou a 27,9%), 2024 representará o melhor desempenho do mercado publicitário em seis anos, segundo o levantamento. Espera-se que o crescimento da indústria se mantenha em 2025, com incremento projetado de 7,2%, e em 2026, com expectativa de +7%.
O investimento em publicidade mais que dobrou globalmente em 10 anos e cresceu 2,8 vezes mais rápido que o produto econômico global desde 2014. Três empresas – Meta, Amazon e Alphabet – respondem por mais de 70% do aumento de investimentos. As companhias devem atrair 43,6% dos aportes publicitários este ano, subindo para um share de mais de 46% até 2026.
As projeções da Warc são baseadas em dados de 100 mercados e agora passa contar com um modelo de aprendizado de máquina em rede neural que projeta padrões de investimento em publicidade.
O levantamento indica que empresas de internet exclusivamente online devem ter suas receitas publicitárias alavancadas em 14% este ano, chegando a US$ 735,7 bilhões. Mídia de varejo (+21,3%), mídia social (+14,2%) e busca (+12,1%) devem liderar o crescimento digital em 2024, responsáveis por mais de 85% dos aportes online.
A previsão é a de que as mídias sociais faturem US$ 241,8 bilhões em 2024, representando 22,6% de todo o investimento global em publicidade. A Meta abocanhará 62,6% deste mercado este ano, mas a chinesa Bytedance, dona do Douyin e TikTok, vem crescendo e este abo deverá registrar uma participação de 20,1% de todo o investimento em mídias sociais (o share da empresa era de 9,3% há cinco anos).
Mídia impressa, rádio, TV linear, cinema e out of home, que vêm registrando quedas no share nos últimos 15 anos, representam coletivamente um quarto (25,3%) do total de investimentos com publicidade. Segundo a Warc, espera-se que os aportes publicitários na mídia tradicional totalizem US$ 270,5 bilhões este ano, representando um aumento de 1,5% em relação a 2023. De acordo com a análise da empresa, grande parte do crescimento é reflexo dos gastos políticos nos EUA.
A América Latina deverá registrar um crescimento de 6,2% nos investimentos publicitários, alcançando US$ 32,1 bilhões em 2024. A previsão para o Brasil é que haja aportes publicitários da ordem de R$ 85,7 bilhões – um crescimento em moeda local de 9,6% este ano, uma aceleração em relação ao aumento de 7,5% registrado no ano passado.
As previsões da Warc também sugerem que a publicidade online representará mais da metade (50,4%) do mercado publicitário brasileiro pela primeira vez, em 2024.