Produção 2

'Cidade Partida' e outros projetos marcam 30 anos da TvZero

02.09.24

A produtora carioca TvZero, do diretor Roberto Berliner, completa três décadas e está produzindo 11 novos projetos, que chegam às telas no segundo semestre de 2024 e no início de 2025.

Entre eles, estão os documentários "Assexybilidade", dirigido por Daniel Gonçalves (em coprodução com a SeuFilme), que estreia no próximo dia 19 e aborda a sexualidade e afetividade de pessoas com deficiência; e "Invencíveis", dirigido por Vitor Leite e Clarice Saliby, que irá resgatar a história da escola Tia Ciata e seu conceito pedagógico criado para atender meninos de rua, trazendo uma reflexão sobre a educação no país na época de Brizola, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Desde 2003, quando lançou o longa-metragem "A Pessoa é Para o Que Nasce", o foco principal da produtora fundada em 1993 passou a ser o cinema.

Entre outros lançamentos de 2024 estão "Quando Vira a Esquina", longa documentário dirigido por Chris Alcazar sobre as mulheres da Vila Mimosa no Rio de Janeiro, considerado o mais antigo reduto de prostituição do Brasil; e "Malu", ficção dirigida por Pedro Freire (em coprodução com a Bubbles Project), que estreou em Sundance este ano.

Em 1993, um ano antes da fundação da TvZero, Berliner entrou em Vigário Geral, dias depois da chacina que vitimou 21 moradores inocentes. Na mesma época, Zuenir Ventura escrevia o livro "Cidade Partida". O diretor negociou a cessão do livro para o audiovisual, mas o projeto foi parar na gaveta por falta de recursos. Agora, três décadas depois, o diretor está produzindo o longa-metragem documental "Cidade Partida- 30 anos depois", com participação especial do próprio Zuenir, e com codireção de Luciano Vidigal, cineasta da primeira geração de artistas do "Nós do Morro".

Esse filme não poderia ser feito de outra maneira. O projeto é uma mistura do que filmei 30 anos atrás com o que vamos filmar juntos", observa Berliner, que, ao longo da carreira, também dirigiu publicidade e videoclipes, para bandas como Skank, Lulu Santos, Gabriel o Pensador e os Paralamas do Sucesso.

Dois documentários musicais também marcam o ano de celebração dos 30 anos da TvZero: "Fausto Fawcett na Cabeça", dirigido por Victor Lopes, que explora a vida e a obra do artista, lançado em 25 de julho; "Native Brazilian Music", com direção de Fabiano Maciel, começa a ser rodado em novembro. O filme vai narrar a história do disco homônimo, gravado em uma madrugada de 1940 no convés do navio "Uruguay", atracado no porto do Rio de Janeiro. Além disso, a produtora prepara um projeto de longa de ficção baseado na história de Beth Carvalho, cujo roteiro está em desenvolvimento por Luana Carvalho, filha da sambista, e Fernanda Frotté.

Na ficção, a TvZero finaliza os longas "Um Lobo entre os Cisnes", dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, baseado na vida do brasileiro Thiago Soares, que nasceu no hip hop carioca e se tornou o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, e o filme infanto-juvenil "O Medo e o Mar", que traz um universo de piratas para falar do luto. A direção é de Juarez Precioso, baseado em livro de Maria Camargo, roteirista e diretora assistente do filme.

Ainda no segundo semestre, a produtora filma o longa "Trago Seu Amor", com direção de Cláudia Castro, com roteiro de Letícia Fudissaku. O enredo une bruxas e humanos para narrar uma história de amor LGBTQIA+. Já em fase final está o longa-metragem baseado no livro "O Crime do Cais do Valongo", de Eliana Alves Cruz, com roteiro da própria autora e Marton Olympio.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Produção 2