Emergência Climática

Debates e artes marcam Virada Cultural pela Amazônia

05.09.24

Nesta quinta-feira (5) é celebrado o Dia da Amazônia. Para marcar a data e discutir a emergência climática, o movimento Amazônia de Pé, que tem a missão de garantir os "direitos dos povos da Amazônia e a preservação do território", apresenta a Virada Cultural Amazônia de Pé 2024.

Amazônia é o ecossistema mais afetado pela situação de queimadas no Brasil, com 55,8% dos registros. Na sequência, estão Cerrado (27,1%), Mata Atlântica (8,8%), Pantanal (6,4%), Caatinga (1.8%) e Pampa (0,1%). Além da estiagem prolongada e das temperaturas acima da médiahá indícios de ação humana criminosa em algumas áreas (leia aqui).

É neste contexto de urgência que acontece a terceira edição da Virada Cultural Amazônia de Pé, que segue até o dia 8 de setembro. O movimento promoverá por todo o Brasil cerca de 300 atividades culturais, incluindo debates, rodas de conversa, oficinas, feiras e apresentações artísticas, tendo como tema a "proteção das Florestas Públicas Não Destinadas da Amazônia" - muitas dessas áreas são registradas irregularmente como propriedade privada.

A Amazônia de Pé divulgou em suas redes sociais um mapa com as principais atividades da virada deste ano, espie aqui.

A iniciativa também pretende coletar assinaturas para o projeto de Lei Amazônia de Pé, que quer "proteger as florestas públicas da Amazônia".

Há anos, o Festival do Clube de Criação organiza painéis que discutem sustentabilidade e crise ambientalNa edição de 2021, uma das convidadas foi Ane Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e uma PHD em fogo, com especialidade em desmatamento e queimadas. A conscientização sobre a gravidade da crise climática que vivemos é fundamental para enfrentarmos com mais recursos situações trágicas como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas pelo Brasil. Nesta edição, a 12ª, o Festival do Clube abordará 0 tema "emergência climática" em alguns painéis. Em um deles, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser vai falar sobre a valorização do planeta Terra. Também vão participar dessa "trilhaJunior Yanomami (presidente da ONG Urihi e defensor da floresta), Juliano Salgado (presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado, e diretor de "O Sal da Terra") e Amanda Costa (diretora do instituto Perifa Sustentável), entre outros nomes.

Veja aqui quem já confirmou presença no Festival do Clube 2024.

O combate às queimadas precisa de apoio, leia mais em matéria anterior, aqui.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Emergência Climática