Defensores do Cerrado

Brigadas voluntárias e combate a incêndios, em campanha

06.09.24

Para marcar o Dia Nacional do Cerrado, celebrado na próxima quarta-feira (11), a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza apresenta a terceira etapa da campanha "Defensores do Cerrado".

O objetivo é ajudar a conscientizar a população sobre a importância das brigadas voluntárias para prevenir e combater os incêndios, além de apresentar o Manejo Integrado do Fogo (MIF) como uma "abordagem eficaz na condução do trabalho". A iniciativa também convida empresas e entidades a contribuir com o trabalho dos grupamentos voluntários.

A nova fase da campanha pode ser conferida nas redes da Fundação Grupo Boticário (@fundacaogrupoboticario). O filme completo será lançado no dia 11, aqui.

Cerrado

De acordo com dados do MapBiomas divulgados em julho, o Cerrado foi o segundo bioma mais atingido pelas chamas, com 947 mil hectares incendiados nos seis primeiros meses deste ano –, um impacto cerca de 48% maior em comparação com o mesmo período de 2023. A Amazônia registrou a maior área queimada (66% do total, com 2,97 milhões de hectares).

No entanto, o fogo, quando usado de forma controlada e adequada, torna-se um aliado e uma ferramenta na prevenção e combate de incêndios no ambiente savânico. “Pode parecer contraditório à primeira vista, mas o fogo natural faz parte da ecologia de diversas espécies. O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma abordagem pautada na ciência e no conhecimento tradicional que contribui positivamente para reduzir o impacto e a incidência dos incêndios e conservar a biodiversidade do bioma”, ressalta Mariana Vasquez, gerente da Reserva Natural Serra do Tombador, criada e mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em Cavalcante (GO).

A evolução do Cerrado fez com que a região fosse formada por um conjunto diverso de características da vegetação, com espécies de plantas tolerantes ou dependentes do fogo. Algumas delas só conseguem se reproduzir quando expostas às altas temperaturas das chamas, como a erva conhecida como cabelo-de-índio (Bulbostylis paradoxa).

Brigadas voluntárias

Além de destacar o MIF, a terceira fase da campanha, que tem foco maior na educação ambiental, procura dar visibilidade para a importância das brigadas voluntárias, como Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (BRIVAC), que juntamente com brigadistas do ICMBio e do PrevFogo/Ibama, chegam mais rápido aos focos de incêndios em áreas naturais, executando o primeiro combate e evitando que as chamas se alastrem.

O esforço que marca o Dia Nacional do Cerrado é realizado desde 2022, quando foi lançado em parceria com organizações em prol da conservação da natureza no Cerrado, destacando as brigadas voluntárias no bioma. Em 2023, foi realizada a segunda edição, em parceria com a jornalista e "influenciadora" Bárbara Lins.

Leia matéria anterior sobre emergência climática e a necessidade de apoio ao combate às queimadas, aqui.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Defensores do Cerrado