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Pesquisa traz hábitos de consumo do público de live streaming
A martech Uplify realizou um levantamento sobre o comportamento da audiência de live streaming, mapeando cinco dimensões de informação: demográfica, poder de compra, hábitos de consumo, conteúdos e marcas preferidas.
A pesquisa demonstra que o público de live streaming é principalmente masculino (85,7%), concentra-se nas gerações Z e Y (70% entre 18 e 34 anos), é solteiro (52,4%), possui renda estável para comprar software e hardware, dedica-se em média seis horas diárias à internet.
Em relação ao poder de compra, 80% do público está trabalhando e desses, 39,8% também estuda. Em termos de remuneração, 39% ganham até R$ 1.500 por mês, 31% entre R$1.500 e R$ 2.500, 18% entre R$ 2.500 e R$ 5.000, 8% entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e 4% acima de R$ 10.000.
Mensalmente, 54% fazem compras online (18% semanalmente), 45,1% gastam até R$ 500 em compras online, e 35,3% acima desse valor.
Os marketplaces, como Amazon, Magazines Luiza e Mercado Livre, são o destino preferido para compras (54,4 %), seguidos pelo canal que for mais barato (37,1%) e o site das empresas (7,2%).
Entre o perfil das compras, 63,3% são de produtos tecnológicos, 12,4% de acessórios, e 11,3% de vestuário.
Entre as marcas de celulares que possuem, a Samsung (30,9%) está à frente, seguida por Apple (26,3%), Xiaomi (24,9%) e Motorola (13%). Entre as operadoras mais contratadas estão Vivo (36,3%), Claro (32,7%) e TIM (25,5%).
Os conteúdos preferidos são séries (42,2%) e canais de lives - games e bate-papo (26,7%) com quase 70% do que é consumido via streaming, complementados por esportes (10%) e documentários (2%).
Entre as plataformas com maior aderência estão Netflix (28,3%), seguida de Prime Video (22,7%), Youtube Premium (15.5%) e HBO Max (12,4%). Em paralelo, 62,5% disseram nunca assistir à TV aberta.
Os gêneros de jogos preferidos são RPG-Role Play Gaming (32.4%), artilharia FPS-TPS (26,6%), ação/aventura (16,5%) e estratégia (6,6%).
Na opinião deste público, as empresas que produzem os melhores jogos são Rockstar Games (30,1%), EA-Eletronic Arts (12,1%), Activision (10,4%), Nintendo (9,8%), Sony Interactive (9,2%) e Ubisoft (8,7%).
Sobre o tempo dedicado a jogar via streaming, 45,7% jogam algumas vezes por dia, 25,1% o dia inteiro, 12,4% duas vezes ao dia e 11% de vez em quando. Os devices preferidos para jogos são computador (73,1%), smartphone (9,2%) e Playstation (9%).
Na categoria SmarTV, Samsung lidera a preferência com 44,8%. Na categoria TV, LG é a preferida de 32,1%. Em celular, a liderança também é da Samsung (32,1%), seguida por Apple (26,3%), Xiaomi (24,9%) e Motorola (13%). Em snacks, Doritos está à frente com 39,9%, depois vem Ruffles (24%) e Pringles (15%).
Em refrigerantes, Coca-Cola original lidera com 31,2%, seguida de Coca-Cola Zero com 20,5%, suco de fruta com 11,6% e Guaraná com 9%.
Os favoritos entre os fast foods são Burguer King (32,7%), McDonalds (27,2%), Subway (10%), Madero (8%), Pizza Hut (6%), Bob´s (5%) e China in Box (1,4%).
Usada por 65,3% dos entrevistados, a categoria de aplicativos de corridas de carro é liderada por Uber (50,3%), seguida por 99 Taxi (8,7%).
Na categoria serviços financeiros, NuBank lidera as preferências com 44,6%, seguido por Itaú (10,4%), Banco Inter (9,2%) e Banco do Brasil (9,2%).
A iniciativa ouviu 1512 respondentes no país, entre junho e julho de 2024, por meio de questionário online na plataforma da Uplify.
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