Festival do Clube 2024

A complexa batalha para ganhar e manter uma conta

20.09.24

Concorrência. Quem trabalha em agência, provavelmente já sentiu um frio na espinha ao ler esta palavra, que representa muito sacrifício, sem nenhuma garantia de resultado. Em busca de novos caminhos para os questionamentos constantes sobre o real funcionamento dos processos de concorrência, o 12º Festival do Clube, que será nos dias 12 e 13 de outubro, no Memorial da América Latina (SP), fará o debate "Ganhar ou perder uma conta. O que faz e o que não faz isso acontecer?".

A conversa será mediada por Felipe Silva, fundador e CCO da Gana, e terá como debatedores Asterio Segundo, fundador, CEO e CCO da Agência 35, Carol Boccia, copresidente da BETC HavasGraziela di Giorgi, fundadora da Human RiseMarcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul, e Paulo Loeb, CEO da Fbiz.

"Falando de peito aberto: o que faz uma agência ganhar ou perder uma conta? É só o trabalho criativo? Só a efetividade? É só o preço de cada contrato? A boa negociação? Ou estamos falando apenas do famoso lobby e relacionamento?", questiona Felipe, dando um exemplo do que podemos esperar desta conversa, marcada para sábado (12), às 11h30.

Felipe Silva lembra ainda que, "dentro dessa esfera, novas e pequenas agências com trabalhos competitivos querem seu espaço para disputar as grandes contas, mas isso será viável? As grandes agências também precisam manter seus negócios e continuar liderando bravamente nosso mercado. De outro lado, temos clientes com suas certezas e incertezas. O que eles estão realmente avaliando nas agências de publicidade parceiras?"

O debate promete colocar questões como essas em perspectiva, e tentar encontrar fatores que realmente fazem agências atraírem e manterem clientes. "Um desafio fundamental nos dias de hoje em um mercado tão competitivo como o da publicidade", ressalta Silva.

Engenheira de formação, especializada e dedicada a reorganizar e reestabelecer relações desgastadas entre agências de publicidade e seus clientes, Graziela Di Giorgi, fundadora da consultoria Human Rise, trará para o palco um pouco do que ouve no "divã" em seu dia a dia. "Os pontos mais críticos que escuto são, na verdade, sintomas. A pressão enfrentada pelas empresas por margem de lucro é um dos principais desafios hoje, e que acaba levando a falta de uma relação real de parceria cliente-agência. Quando a parceria não está estabelecida e refletida em uma relação ganha-ganha, surgem os sintomas, entre eles: prazos de pagamento estendidos de 120 dias, processos de concorrência especulativos e 'juniorização' dos dois lados", antecipa.

Segundo ela, "é preciso esforço de ambas partes para contornar esta situação. Entender que não se constrói grande coisa a curto prazo. Há uma pressão muito grande nas empresas por performance, pelo imediatismo, e isso favorece trocas de executivos e de agências. É importante pensar na relação cliente-agência a partir de uma visão de longo prazo, que pode se refletir em relações mais longas, ou em concorrências mais saudáveis, já que o processo, em tese, é de busca por uma nova parceria", diz.

Graziela afirma que as concorrências saudáveis "também são as que oferecem as variáveis mais reais para a decisão, porque já nascem com critérios claros. Por fim, com uma parceria real, as agências começam a trocar a palavra 'colaboração' por 'compromisso', para respirar a realidade do negócio do cliente e oferecer resultados que vão além da comunicação, e além do modelo de negócio padrão". O que se percebe, com isso, é que há saídas quando se permite que os problemas sejam identificados e trabalhados.

Veja aquiprogramação do Festival do Clube 2024.

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Ellah Filmes, Fuzzr, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, Uol e Vox Haus.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Para você não esquecer: já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br

Serviço:

12º Festival do Clube de Criação - 12 e 13 de outubro - sábado e domingo - das 8h30 às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda