Festival do Clube 2024

A incrível jornada do artista gráfico e ilustrador Daniel Kondo

26.09.24

Em sua 12ª edição, o Festival do Clube de Criação – que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, no Memorial da América Latina (SP) – irá lançar luzes sobre o processo criativo de um artista gráfico, designer e ilustrador premiado: o gaúcho Daniel Kondo. Descendente de imigrantes nipônicos, ele nasceu em 1971, em Passo Fundo, e, desde criança, recorria a lápis e canetas para retratar sua visão do mundo. Hoje, vive em Punta del Este, no Uruguai.

O painel “De Gilberto Gil e Djavan à literatura infantil, os caminhos gráficos do artista e ilustrador Daniel Kondo”, que será no domingo (13), às 17h15, contará com as participações de André Kassu, sócio da CP+B, e Joanna Monteiro, co-CCO da Africa Creative. Eles irão entrevistar Kondo.

Muitas habilidades do designer e ilustrador foram desenvolvidas na propaganda: ele atuou na DPZ, onde foi diretor de arte entre 1995 e 2001. Ele costuma dizer que a publicidade treina o artista para o exercício do olhar rápido. Nesse segmento, o timing da ação é fundamental. Em suas palavras, se algo de relevante ocorre no mundo, o publicitário imediatamente se apropria daquele fenômeno e constrói uma releitura para o cliente.

Quando migrou para o mercado editorial, aproveitou esses saberes estratégicos. Ele diz que a publicidade o ensinou a produzir capas de livro que despertem o interesse imediato dos possíveis leitores. Como já declarou, há somente um segundo para capturar a atenção de quem percebe a obra na prateleira da livraria.

Ao debutar nessa área, pela Companhia das Letras, foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo livro “Que História é Essa? 2”, de Flavio de Souza, lançado em 2000.

Por cerca de 13 anos, foi diretor de arte do Le Monde Diplomatique Brasil. Criou uma versão ricamente ilustrada da publicação, estabelecendo uma elogiada sincronia entre conteúdo de texto e design gráfico. De acordo com ele, ao servir a um veículo de informação dessa natureza, as capas são fundamentais para se vender o produto. Elas são, nesse sentido, um anúncio vivo do material jornalístico.

Kondo também é conhecido por suas intersecções com o mundo da música popular brasileira. Ele já estabeleceu parcerias com Gilberto Gil, Djavan, Lulu Santos e Fernanda Takai. Foi o idealizador da coleção Letrailustre, em que célebres canções são reinterpretadas por inspirados artistas visuais.

Mestre na ilustração de obras da literatura infantil, Kondo recebeu o Jabuti de Melhor Livro Infantil, em 2022, por “Sonhozzz”, e o The Braw Amazing Bookshelf, na categoria Opera Prima, por "El Rojo Orgulloso", na Feira Internacional do Livro Infantil de Bologna, em 2023.

Neste ano, a Dengo Chocolates homenageou Gilberto Gil com mais uma obra de Kondo, o livro ilustrado “Andar com Fé. A marca também produziu embalagens com as ilustrações do artista, como o kit de três barras e a sacola de trufas (leia aqui o que publicamos a respeito).

E também em 2024 Kondo lançou o livro infantil “Lobo Mau com dor de dente”, pela editora Carambaia (confira mais detalhes aqui). No caso, ele escreveu, ilustrou e desenvolveu o projeto gráfico.

O ilustrador revela que está ansioso para compartilhar suas histórias com o público do Festival do Clube. Pretende relatar, por exemplo, suas aventuras de “dueto” visual-literários com figuras de expressão no campo da poesia, como Guilherme Gontijo Flores e Maria Amélia Dalvi.

Promete ainda abordar o que chama de “eixo oriental”, ou seja, sua participação em expressões de intertextualidade da ficção japonesa. Foi o caso da iniciativa da Japan House São Paulo, que apresentou a história da “Chaleira Encantada”, com suas ilustrações e narração de Mônica Salmaso. “Será um prazer dividir com a plateia a experiência dessas incríveis parcerias”, comemora.

Walter Falceta

Veja aqui a programação do Festival do Clube 2024.

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Ellah Filmes, Fuzzr, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, Uol e Vox Haus.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Para você não esquecer: já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br

Serviço:

12º Festival do Clube de Criação - 12 e 13 de outubro - sábado e domingo - das 8h30 às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda