Projeto NegroMuro

Com apoio da AkzoNobel, mural homenageia Machado de Assis

27.09.24

A fachada da Academia Brasileira de Letras (ABL) no Rio de Janeiro ganhou essa semana um mural de 18 metros de altura por 8 metros de largura em homenagem a Machado de Assis, em comemoração aos 185 anos de nascimento do escritor.

Foram usados cerca de 1000 litros de tintas para a realização da obra, que foi concebida e executada pelo projeto NegroMuro.

A iniciativa contou com o apoio da marca de tintas decorativas da AkzoNobel.

O mural traz um retrato do autor de "Dom Casmurro", além de detalhes pintados a pincel, trazendo referências estéticas do Rio de Janeiro do século XIX e aspectos pessoais e profissionais do escritor, como sua esposa Carolina e sua paixão pelo xadrez.

A obra também busca retratar a trajetória de Machado de Assis como tradutor e tipógrafo, incluindo referências visuais a alguns de seus clássicos.

Criado pelo pesquisador Pedro Rajão e assinado pelo artista Cazé, o mural convida a "uma reflexão sobre a sua negritude e a genialidade de quem fundou e presidiu a ABL por mais de uma década".

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível (confira aqui). Já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Até lá.

Projeto NegroMuro