Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mafalda completa 60 anos
O argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, falecido em 2020 aos 88 anos (leia aqui), desenhou, em 1963, uma série publicitária em quadrinhos para a empresa de eletrodomésticos Mansfield, a pedido da agência Agnes Publicidad, que incluía uma menina chamada Mafalda. Apesar de o projeto para a marca não ter ido para frente, o artista não desistiu da personagem: no dia 29 de setembro de 1964, ela aparece na revista Primera Plana.
A menina de seis anos questionadora, que não tem medo de colocar o dedo na ferida e jogar luz, de maneira ácida e irônica, em questões sociais, injustiças e desigualdades, completa 60 anos (leia sobre o aniversário de 55 anos da personagem aqui).
A rebelde Mafalda chegou ao jornal argentino El Mundo em 1965 e conquistou milhões de leitores, ao evidenciar seu inconformismo frente a realidades como a violência, a fome ou a guerra, interagindo com o universo adulto com perguntas cortantes e críticas mordazes.
Logo, os quadrinhos foram exportados para França, Espanha, Itália - o primeiro livro de Mafalda no país teve prefácio de Umberco Eco (que a definiu como a "personagem mais importante dos anos 1970"). A menina também chegou a países com culturas bem diferentes, como Coreia e China, sendo traduzida para mais de 30 idiomas.
Apesar do sucesso global, em 1973, Quino anunciou que não iria mais desenhar a personagem. Depois disso, Quino ainda chegou a publicá-la em algumas ocasiões comemorativas. Ele também autorizou novas produções com Mafalda. A espanhola D.G. Producciones e a Televisiones Españolas, por exemplo, lançaram, em 1993, 104 episódios da versão animada da protagonista, em desenhos de um minuto.
Só na Argentina, os livros de Mafalda venderam mais de 20 milhões de exemplares.
Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível (confira aqui). Já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Até lá.