Festival do Clube 2024

Salvador, protagonista da cultura brasileira

14.10.24

O 12º Festival do Clube de Criação levou para o Memorial da América Latina uma discussão relevante não apenas para o povo baiano, mas para todo o Brasil: o reposicionamento de Salvador como capital cultural e tecnológica do país.

O painel foi mediado por Mylene Alves, a Mycra, diretora de planejamento da Gana Salvador, que exaltou o novo momento da cidade, destacando seu papel como polo de inovação e diversidade. Ela lembrou que Salvador foi a primeira capital do Brasil e agora se reinventa. Mycra também mencionou que sua agência está em terras soteropolitanas e que descentralizou suas lideranças (leia mais aqui).

Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, falou sobre como a inovação e a diversidade em Salvador estão reposicionando a cidade como a capital da criatividade no país. Ele citou exemplos de cidades ao redor do mundo que se reinventaram após períodos de baixa e ressaltou que Salvador pode assumir o papel de protagonista da cultura brasileira para o mundo, rompendo com visões estereotipadas. Paulo também destacou a relação da cidade com a diáspora africana, que conecta o Brasil ao resto do mundo.

Ele aproveitou para mencionar o Festival Afrofuturismo, organizado por sua instituição, que é o maior evento de diversidade e futurismo da América Latina, realizado anualmente no Centro Histórico de Salvador – neste ano será nos dias 29 e 30 de novembro. Paulo enfatizou que o Brasil pode ter outros polos culturais além de São Paulo.

Maurício Mota, sócio da Ashé Ventures, abordou sua parceria com a atriz estadunidense e vencedora do Oscar Viola Davis. Eles lançaram a produtora em novembro do ano passado em Salvador. Para Maurício, o "boom" cultural em Salvador é algo que diferencia a cidade do restante do país e impressiona positivamente todos que desconhecem esse processo. Ele salientou que a capital baiana hoje é a maior antena cultural do Brasil.

Segundo Maurício, o Brasil pode usar sua diversidade cultural como uma espécie de "soft power" global. Um dos exemplos que citou foi o esforço para posicionar o português falado no Brasil como a "língua romântica em Hollywood".

Potyra Lavor, fundadora e CEO da IDW Entretenimento e consultora de negócios do Festival Afropunk, falou sobre a descentralização da cultura brasileira, indo além das cidades mais conhecidas da região Sudeste. Ela ressaltou a importância de realizar campanhas contínuas, além de premiações, e mencionou a recente visita da cantora Beyoncé como um excelente exemplo. Potyra foi a responsável por trazer a estrela pop à capital baiana.

Nas palavras de Potyra, Salvador é berço do Brasil e de sua cultura, porém ela disse que ainda há muito trabalho a ser feito para fortalecer a identidade da cidade em uma atuação global. Ela frisou que esse "boom" cultural deve trazer benefícios diretos à população soteropolitana.

A respeito da visita de Beyoncé, Potyra afirmou que a Bahia e sua riqueza cultural foram essenciais para aquele momento. E comentou que o evento foi organizado em apenas quatro dias.

O ator Samuel de Assis, atualmente no ar na novela "Mania de Você", da TV Globo, e sergipano radicado em Salvador, declarou que a cidade se tornou seu lugar de afeto. E enfatizou a enorme influência cultural da capital baiana para o restante do país.

Samuel afirmou que o papel dos artistas baianos em diversas áreas é divulgar o trabalho realizado em Salvador para o resto do Brasil e que esses artistas devem estar envolvidos no processo criativo desde o primeiro momento, recebendo também o devido reconhecimento no produto final.

Festival do Clube 2024