arrow_backVoltar

A volta ao mundo em 80.000 km

Continental se inspira em livro de Júlio Verne

29.10.24

A clássica obra do francês Júlio Verne, “A volta ao mundo em 80 dias”, lançada em 1873, ganha uma roupagem atual em projeto criado pela agência D'om para Continental Pneus.

A iniciativa imagina como seria a sequência do livro se estivesse ambientado em 2024. Para tanto, o projeto buscou unir o estilo o autor, a criatividade humana e ferramentas de inteligência artificial para construir o título “A volta ao mundo em 80.000 km”. A obra traz poucas citações contextualizadas da marca dentro da narrativa.

O livro original e outros textos de Verne foram usados para treinar o ChatGPT. Prompts foram pensados por um time de especialistas que ajudou a escrever cada capítulo com base em um novo cenário, com início no Brasil.

O projeto celebra o UltraContact, pneu recém-lançado da Continental que oferece 80 mil km de garantia.

A história original traz o personagem britânico Phileas Fogg, que aposta sua fortuna afirmando ser possível dar a volta ao mundo em apenas 80 dias e embarcando na jornada. “A volta ao mundo em 80.000 km” é protagonizado pelo tataraneto Phileas Fogg V, que por uma aposta mostra que é possível percorrer 80 mil quilômetros de carro sem trocar os pneus. No decorrer da narrativa, ele conhece o ajudante uruguaio Lionel Palacios e a bióloga equatoriana Valentina Aguilar e enfrenta desafios, como a perseguição do investigador Alfredo Freitas. Apesar de usar outros meios de transporte durante a jornada, os 80 mil km contabilizados só consideram os trajetos rodados de carro.

Cada capítulo traz ilustrações exclusivas assinadas por designers e diretores de arte da D’om, responsável pelo projeto, que também contou com colaboração da Ariadna, operação do Equador responsável pelo atendimento à Continental na América Latina.

Essa obra só foi possível pela união entre a criatividade humana e a capacidade que a inteligência artificial nos oferece de potencializar aquilo que pensamos”, pondera Filipe Cuvero, sócio-fundador e líder criativo da D’om. "Nesse projeto, colocamos na IA nossas indicações detalhadas e o contexto de cada personagem e cada etapa da viagem, recebendo de volta um material de forma muito mais ágil e nativa, seguindo o estilo do livro original de Júlio Verne. Em seguida, finalizamos com a revisão e edição feita por gente que reúne as especialidades necessárias para que o texto se tornasse realmente uma obra literária interessante e emocionante", acrescenta.

A edição física limitada está sendo lançada nesta terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, distribuída para críticos literários, "influenciadores", parceiros da marca e instituições. Uma ação nas redes sociais da Continental Pneus também irá oferecer volumes impressos. A obra também está disponível para download gratuitamente, neste hotsite. O projeto será transformado em audiobook.

Ficha Técnica:

Livro: “A VOLTA AO MUNDO EM 80.000 KM”

Agência: D’OM / Ariadna

CEO: Mario D’Andrea

CCO: Filipe Cuvero

DIRETOR DE CRIAÇÃO: Filipe Cuvero

CRIAÇÃO: Filipe Cuvero, Henrique Jabali, Mario Furtado, Victor Chamas, Amanda Santos, Elena Ferreira, Matheus “Gagau” Reckziegel

CRIADORES DOS PROMPTS: Henrique Jabali e Mario D'Andrea

ILUSTRADORES: Equipe D'OM - Filipe Cuvero, Henrique Jabali, Victor Chamas, Amanda Santos, Mario Furtado, Elena Ferreira, Matheus “Gagau” Reckziegel - Equipe Ariadna: Klever Mendoza, Gonzalo Pilaquinga, Karla Noblecilla, Andrés Chachalo, Diego Mendonza

PRODUÇÃO GRÁFICA / ARTE FINAL: Marcos Miranda, Luciano Rodrigues / Helton Schnitzler, Maria Paula Mosimann, Cibele Cardozo.

PRODUÇÃO / Art Buyer&RTV: Bianca Mascarenhas, Michele Franco

ATENDIMENTO (Ariadna): Felipe Barata, Marcelo Rodriguez, Salome Espinosa

APROVAÇAO PELO CLIENTE: Leandro Ramiro, Santiago Chiriboga, Juliana Ferrari, Aline Lima e Letícia Corre

A volta ao mundo em 80.000 km

/