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4 agências lideram índice do Google que mede adoção de IA
Após dez meses de trabalho, quatro agências atingiram o mais alto nível de maturidade digital no índice do Google que mensura a adoção de Inteligência Artificial, o AI Assessment. Lançado em 2023 como Digital Assessment, ele evoluiu para contemplar os avanços dessa tecnologia e foi rebatizado neste ano com o atual nome.
As agências que atingiram o patamar máximo, chamado de multimomento, são AlmapBBDO, EssenceMediacom, i-Cherry e Monks. Ou seja, elas atingiram níveis de maturidade digital consistentes e que se refletem em resultados operacionais e de negócios para seus clientes.
Neste ano, o Google treinou mais de 3 mil profissionais de mídia e dados das 20 maiores agências brasileiras no uso de seus produtos que incorporam a tecnologia. Cada uma foi analisada em relação aos pilares de adoção de IA, que são três. O primeiro envolve a fundação de dados ou como as empresas estão capturando dados primários e treinando a tecnologia para alavancar objetivos de negócio. É o pilar com o maior engajamento.
Também foram avaliadas as maneiras como as agências ativam a IA, empregando as soluções disponíveis no marketing. O terceiro pilar é o upskilling, que confere a maturidade das equipes e dos profissionais individualmente em relação à IA. Isso leva em conta treinamento e certificação.
Segundo índice, as agências são categorizadas como nascente, emergente, conectada e multimomento. No início, nenhuma foi considerada multimomento. Mas, ao final do processo, o Google avaliou que o desenvolvimento foi notável. Além das quatro que atingiram o topo do programa, nove chegaram ao patamar anterior (conectada). As emergentes são cinco e as nascentes, duas.
"Os resultados mostram que as agências brasileiras estão na vanguarda da inovação e, durante o ano todo, trabalharam para instituir a adoção de práticas digitais mais profundas e refinadas, além de abrirem as portas para as transformações possibilitadas pela IA”, declarou Aline Moda, head de desenvolvimento de agências. Ela ressaltou que o Google foi parceiro dessa jornada, ajudando nesse desenvolvimento.
A big tech não informa quantos produtos com IA disponibiliza ao mercado das agências no Brasil. Apenas diz que são “dezenas e dezenas”. Desde 2016, muitas ferramentas utilizam essa tecnologia, entre elas a IA generativa. Isso envolve mensuração, analytics, mídia e criatividade. De acordo com o Google, 80% dos clientes recorrem ao menos a um produto com IA.
Já está sendo estudada uma versão do índice para 2025. A razão está na contínua evolução da tecnologia. Por isso, Aline ressaltou que a maturidade digital não tem a ver só com a adoção de produtos. “Quem chegou ao topo é quem trabalhou de forma estruturante na governança, na gestão da agência. A mudança na adoção de IA significa fazer conexão mais direta com os objetivos de negócio”, completou.
Com o rápido avanço da IA sobre os negócios da indústria de comunicação, está claro que os profissionais das agências, assim como os de marketing, terão de fazer exercícios de atualização de longo prazo. Em 2025, o Google voltará a ofertar o treinamento para o mercado.
Confira no vídeo abaixo o posicionamento da big tech sobre a IA e algumas das ferramentas disponíveis hoje.