Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CBF homenageia Vini Jr. e revela origens africanas do jogador
Para o Dia da Consciência Negra e de Zumbi, nesta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresenta a campanha “Raízes de Ouro”, que revela as origens africanas do jogador de futebol brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, a fim de destacar o orgulho e a história do povo afro-brasileiro.
Segundo a CBF, a proposta é homenagear "o melhor jogador de futebol do mundo atualmente", que também é "um símbolo de resistência ao racismo e uma inspiração global".
Antes do início do jogo Brasil e Uruguai pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, será revelado o país dos ancestrais de Vinícius Jr. e o atleta jogará com uma camisa da seleção brasileira que exibirá as bandeiras do Brasil e dos Camarões.
Um teste de DNA, feito com a AfricanAncestry.com (que realiza rastreamento genético para pessoas negras em todo o mundo), descobriu que os ancestrais do jogador vêm da tribo Tikar, em Camarões.
Durante a partida, chega à telinha um filme (assista abaixo), que destaca, além do protagonista Vini Jr., outros ícones afro-brasileiros, como Pelé, Garrincha, Didi, Barbosa e Ronaldinho Gaúcho. A peça também será compartilhada nas redes sociais em parceria com a confederação dos Camarões.
Como parte da comunicação, criada pela Nordx, de Salvador, será exposta na fachada da CBF, no Rio de Janeiro, a foto de Vini Jr. ao lado das bandeiras do Brasil e dos Camarões, a mensagem “Unidos pelo melhor craque do mundo”.
“Celebrar Vini Jr. é celebrar a conquista de todos os brasileiros. Ao conhecer suas origens, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade inclusiva, reconhecendo o papel fundamental da cultura afro-brasileira em nossa identidade e no nosso sucesso no futebol mundial”, defende Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.