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Então é Natal

Estudo da Globo aponta tendências e comerciais + aguardados

22.11.24

O Natal é uma das datas mais festejadas pelos brasileiros. Ao longo dos anos, as celebrações ganharam novos contornos e se adaptaram às transformações da sociedade e às necessidades do consumidor. Para compreender “que Natal é esse”, a Globo encomendou um estudo para a PiniOn, plataforma de pesquisa de mercado, e reuniu dados e insights do mercado, montando um panorama sobre os preparativos para a festa, desejos de consumo, preferências e lembranças, entre elas os comerciais mais aguardados da temporada.

Foram entrevistadas 1.044 pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões do país.

Para o brasileiro, o Natal é uma data de grande importância emocional, cultural e religiosa: 60% dos entrevistados apontam que esse é um momento de reunir e rever familiares e amigos; 38% dizem que a data faz lembrar da infância; 37% afirmam que a celebração é uma forma de manter a tradição da data viva; e, para 33%, essa é a fase em que se come “muitas coisas gostosas”, entre outras respostas.

O espírito natalino está mais intenso neste ano, ao menos de acordo com as intenções. Em 2023, 77,9% celebraram o dia. Para este Natal, 82,6% planejam comemorar a data. Na hora de definir como será o dia, a grande maioria escolhe mesmo a reunião de pessoas – na própria casa ou de familiares e amigos –, porém neste ano o índice caiu de 73% para 69%, em relação a 2023. Por outro lado, aumentou o percentual de quem pretende viajar na ocasião, que passou de 4% para 8% em 2024.

Uma das perguntas da pesquisa é “Em que comercial o brasileiro pensa, quando pensa em Natal?”. Em primeiro lugar, com 36% das respostas, está a caravana e campanha da Coca-Cola. Na sequência, com 8%, não surge uma marca específica, mas um segmento: os comerciais com comidas tradicionais da época. Na terceira posição, está o filme da Sadia com os produtos da temporada (7%). O quarto posto coube às campanhas com famílias reunidas confraternizando (6%). Fechando a lista estão comerciais mostrando produções de panetones e biscoitos (4%).

Sobre a situação financeira, 48% dizem que o quadro se manteve igual, 27% respondem que o cenário melhorou e 25% indicam piora.

De acordo com a pesquisa, a ceia é vista como central na comemoração do Natal, mas este ano há uma forte pressão por economia. Mesmo com 83% dos consumidores planejando comprar ingredientes para a ceia, 54% querem reduzir os gastos. Dentre as escolhas de compras de todas as classes sociais, duas se destacam: panetone / chocotone e chester.

Outro dado em relação a compras se refere aos presentes. Dos entrevistados, 72% afirmam que vão presentear alguém – e desse 30% planejam reduzir seus gastos em comparação ao ano passado. Oito a cada dez entrevistados pretendem adquirir o presente de 15 dias a 1 mês antes do Natal.

Chama a atenção o fato de 60% dos consumidores de até 24 anos afirmarem ser os principais responsáveis pelas compras de Natal. Dessa forma, é importante que as marcas coloquem um foco especial no público mais jovem.

Mais detalhes e números do estudo podem ser vistos aqui.

Réveillon

A pesquisa se estendeu para a relação do brasileiro com a festa da virada de ano. Para 56% dos consumidores, o réveillon é um dos eventos culturais mais importantes, ficando atrás apenas do Natal. A data tem forte componente emocional e introspectivo, já que as pessoas avaliam conquistas e desafios e projetam metas para o ano seguinte. Para 52% dos entrevistados, o momento é para reflexões a respeito do ano que passou e para planejar o próximo; já 51% afirmam que a ocasião é para reunir familiares e amigos.

O final de ano está muito associado a oportunidades de viajar. Mas a principal maneira de celebrar a virada é a reunião na casa de familiares ou amigos, com 43% das respostas. Em segundo lugar está fazer ou participar de uma ceia ou jantar de ano novo (34%). Na sequência estão assistir à queima de fogos em algum lugar público (24%), assistir à queima de fogos pela televisão (19%), participar de festa ou evento público de réveillon (18%), assistir conteúdos na TV e viajar para visitar a família e festejar o Ano Novo (ambas respostas com 16%), e participar de algum ritual religioso para celebrar a data (13%), entre outras alternativas.

Quanto a viagens, 42% dos entrevistados que fazem parte das classes A/B pretendem viajar durante o réveillon; na classe C, o índice é de 25%; e nas classes D e E, somente 16% pretendem viajar.

Em relação a compras, 62% dos consumidores planejam adquirir roupas e calçados na data, enquanto produtos de indulgência, como doces e bebidas, também aparecem com destaque.

Então é Natal

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