arrow_backVoltar

Em Salvador

Festival Afrofuturismo abre suas portas em 15 locais

28.11.24

Evento de inovação, diversidade e futurismo, o Festival Afrofuturismo chega a sua sexta edição nesta sexta-feira, 29, e se estende até o sábado 30, acontecendo em 15 locais de Salvador. Realizado pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, junto com o Sebrae, o evento tem como tema deste ano: AdinkrasO código fonte da liberdade.

O conceito reverencia a filosofia e os saberes dos símbolos africanos para demonstrar o desenvolvimento social, econômico e cultural codificado pelo povo Asante (Gana), do grupo linguístico Akan, que iniciou o sistema de escrita para preservar seu conhecimento.

Uma das convidadas desta edição é Grazi Mendes, diretora Latam de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks, consultoria global de tecnologia. Ela foi eleita como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização Mipad. Grazi fará a palestra de abertura: “Ancestrais do Futuro: construindo uma cosmovisão para o amanhã”. Ela irá lançar seu livro “Ancestrais do futuro: qual a mudança que o seu movimento alcança?”.

Na programação, estão nomes como Rene Silva, comunicador, apresentador e fundador do Jornal Voz da Comunidade; Wanessa Fernandes, CEO e fundadora do Grupo Africanize; Caroline Amanda, psicanalista e fundadora da Yonidaspretas; PH Cortês, criador de conteúdo digital; Sára Zarâ, também creator; e Felipe Velozo, ator e repórter dos programas “Encontro com Patrícia Poeta” e “É de Casa”.

Entre os convidados internacionais estão Liz Gomis, diretora da MansA (Maison des Mondes Africains); Yuniya Khan, fundadora do The Emerge Project (iniciativa que conecta África do Sul e Brasil e que compartilha histórias de empreendedores negros e líderes de comunidades que estão fazendo diferença); Curtis T. Jewell II, fundador e CEO da consultoria de negócios Jewell Strategy, LLC; e Marcos Jamir, fundador da plataforma AfricanDEV (que conecta profissionais de TI africanos com empresas brasileiras).

O Festival Afrofuturismo realizará suas atividades em lugares como Casa Vale do Dendê, Faculdade de Medicina da Bahia, Museu Eugênio Teixeira, Teatro Sesc Pelourinho, Largo Quincas Berro D'água, Largo Tereza Batista, Casa Ashanti e Casa das Histórias de Salvador. Cada espaço será nomeado com um símbolo Adinkra.

Os participantes podem “carimbar seu passaporte” e vivenciar o festival escolhendo painéis, talks, rodas de conversas, apresentações artísticas e culturais por meio de trilhas. Na de Literatura estão previstos lançamentos de livros, painéis sobre literatura afrofuturista e literatura marginal.

A trilha de Arte terá uma exposição imersiva sobre os símbolos Adinkras na Vale do Dendê – Unidade Lapa para dialogar sobre diversas manifestações artísticas e a tecnologia. É possível visitar museus, galerias e ateliers do Centro Histórico de Salvador.

As apresentações musicais estão na trilha Cênico-musical, que conta com o espetáculo teatral “Koanza no Futuro”, e muita conversa sobre o mercado de música e humor, dentre outros temas. Os destaque são os shows do Cortejo Afro e da banda Afrocidade.

Já a trilha Corpo em Movimento, que aborda a dança como movimento e simbologias de liberdade, traz uma mostra artística, seguida de bate-papo sobre a saúde e o bem-estar do corpo afro-americano em um workshop internacional.

Os patrocinadores deste ano são Prefeitura de Salvador via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A Unilever está no apoio financeiro.

Em Salvador

/