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Leo Burnett + Publicis Worldwide

Publicis Groupe une redes e lança Leo Constellation

14.01.25

O Publicis Groupe está combinando duas redes, a Leo Burnett e a Publicis Worldwide, para formar uma terceira, Leo Constellation. De acordo com a holding, em comunicado divulgado nesta terça-feira, 14, a nova empresa foi criada para impulsionar a criatividade exponencial” na era da IA.

Segundo o grupo, a Leo “une o poder de fogo de um dos primeiros nomes icônicos da publicidade” com o rugido de leão. No caso, a marca icônica não ostentará mais o sobrenome histórico (Burnett). A nova rede terá, com a fusão, oito mil profissionais da Leo Burnett e sete mil da Publicis Worldwide e presença em 90 países.

A nova companhia terá as lideranças de Marco Venturelli e Agathe Bousquet, da Publicis Conseil (Agência do Ano no Cannes Lions 2024), que atuarão como copresidentes. Venturelli será ainda Chief Creative Officer. Gareth Goodall, CSO da Publicis Creative U.S., assumirá como Chief Strategy Officer. Andrew Bruce, CEO do Publicis Groupe Canada, será chairman da Leo North America.

No Brasil, as operações seguem independentes, com a Leo Burnett virando Leo. Publicis e Leo passam a integrar a mesma família de agências, sob a rede Leo Constellation.

De acordo com AdWeek, o nome Publicis Worldwide vai desaparecer, exceto em mercados com potenciais conflitos de clientes. É o caso da França, que manterá operações como Publicis Conseil, Marcel e Publicis Luxe.

Nos EUA, agências como Publicis New York e Publicis Chicago vão mudar para Leo New York e Leo Chicago.

Carla Serrano, CSO global do Publicis Groupe, declarou que, por meio da Leo, a holding está dobrando a estratégia de ter marcas criativas fortes e conectadas a seu ecossistema de dados, mídia e tecnologia. “Com a Publicis como a marca global do grupo, à qual todos nos unimos, agora estamos acelerando no Power of One, transformando duas redes em uma constelação”, disse.

Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe, destacou que liderou tanto a Publicis Worldwide quanto a Leo Burnett há mais de dez anos. De lá para cá, “outros nomes icônicos desapareceram, mas nunca acreditei que eficiência criativa significasse menos marcas e menos operações”, comentou.

Em sua visão, o ponto está nas grandes ideias de mentes criativas nutridas por uma forte cultura de agência, de forma a gerar impacto nos negócios dos clientes. Para ele, o mundo de hoje pede mais colaboração e mais acesso a recursos. “É exatamente isso que a Leo representa. Ao unificar o espírito e o talento dessas comunidades criativas globais, Leo será maior, mais forte e presente em mais portas do que nunca”.

Sadoun apresenta a nova rede em um vídeo no YouTube (veja abaixo).

Leo Burnett + Publicis Worldwide

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