arrow_backVoltar

R/GA

Truelink compra agência, que volta a ser independente

05.03.25

A R/GA anunciou que volta a ser independente, após 23 anos como parte do grupo Interpublic. A holding assinou o contrato de venda da agência para empresa de private equity Truelink Capital na sexta-feira 28, como se aguardava desde meados do mês passado. Algumas lideranças globais da R/GA também se tornaram investidoras. O comunicado global foi divulgado na segunda-feira 3.

Valores não foram divulgados. Foi anunciado, porém, um fundo de inovação da Truelink de US$ 50 milhões para que a agência possa investir em talentos e habilidades, além de adquirir novas capacidades, ferramentas emergentes e plataformas.

No comando da agência permanecem Robin Forbes, CEO global, e Tiffany Rolfe, chair e CCO global. Segundo o comunicado, eles estão entre os líderes globais que se tornaram sócios, um acordo estabelecido na negociação. Os demais não foram informados.

Entre as novidades da agência está a adoção de um modelo habilitado por IA para servir clientes, “livre das restrições e custos das estruturas corporativas tradicionais”. Outras são um modelo de remuneração baseado em resultados, estruturas ágeis de equipe e a expansão de seu modelo flexível de talentos, o "R/GA Associates".

Além disso, a R/GA estabeleceu um Conselho Consultivo Estratégico composto por executivos seniores de marketing e tecnologia para “apoiar oportunidades de transformação de clientes em IA em múltiplos setores”.

É um momento histórico para a R/GA, ao entrarmos em um novo capítulo como uma empresa privada, apoiada por nossos novos parceiros da Truelink Capital. Este anúncio também contrasta com a tendência de consolidação no mercado de agências. A maioria terá dificuldade para se adaptar a esta nova era, especialmente operando dentro de estruturas complexas e modelos de negócios ultrapassados", declarou Forbes.

Para Tiffany, o discurso dominante da indústria sobre IA tem focado em ganhos de eficiência na abordagem tradicional de marketing. “Estamos explorando o potencial criativo para ajudar as marcas a se diferenciarem e superarem as crescentes expectativas dos clientes por meio de novos tipos de experiências inteligentes que antes não eram possíveis”.

Com esse movimento, o Interpublic negociou a venda de quatro agências no espaço de um ano. Em janeiro de 2024, Deustch New York e Hill Holliday foram compradas pela Attivo Group, empresa de serviços de marketing com sede na Nova Zelândia. Em dezembro passado, a Huge foi vendida para o fundo de private equity AEA Investors. E agora concretizou a venda da R/GA, para quem buscava um comprador há cerca de um ano.

Em dezembro, o Omnicom Group confirmou a aquisição do Interpublic, criando a maior holding de comunicação do mundo. Diversas reestruturações e cortes estão sendo implementados para otimizar as operações e alcançar sinergias financeiras. Estima-se que a transação irá gerar economia anual de US$ 750 milhões.

Clube de Criação 50 Anos

R/GA

/