arrow_backVoltar

Oscar 2025

Os números da audiência nos EUA e no Brasil

05.03.25

A cerimônia de premiação do Oscar 2025, no domingo 2, conquistou a atenção de 19,7 milhões de pessoas nos EUA. O número se deve à soma dos dados de audiência da ABC e da plataforma Hulu, segundo informou a Disney nesta terça-feira, 5. Esse total representa um aumento de 1% sobre a edição de 2024. E é também o melhor desempenho do evento em quatro anos.

Pela Globo, que voltou a transmitir o Oscar após três anos, a premiação respondeu pela maior audiência da cerimônia em 20 anos de exibição pela TV brasileira. Ela alcançou 14 pontos em São Paulo, de acordo com o jornal O Globo.

No TNT, canal pago que exibiu o Oscar – junto com a plataforma de streaming Max –, a audiência foi de 4 pontos, segundo a Veja. É a melhor marca desde que o evento começou a ser transmitido pelo canal, em 2000.

Neste ano, os brasileiros fizeram uma grande torcida pelo filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres. O longa disputou as categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, na qual conquistou a estatueta, a primeira do Brasil na principal premiação do cinema no mundo.

Na mídia social, a movimentação dos brasileiros deu impulso ao Oscar a tal ponto que a premiação deste ano superou outros eventos midiáticos, como o Super Bowl e o Grammy. A consultoria Talkwalker, especializada em mídia social, apontou que a festa do cinema gerou 104.2 milhões de interações nas redes. O Grammy contabilizou 102,2 milhões de interações e o Big Game, 62,4 milhões.

Influência do streaming

Na segunda-feira, 3, a Disney havia relatado um número parcial: 18,07 milhões de pessoas. Esse resultado colocava a audiência da 97ª edição do Oscar abaixo do obtido em 2024, quando a cerimônia foi vista por 19,5 milhões de espectadores.

A audiência foi atualizada com a inclusão dos dados vindos de computadores e dispositivos móveis. Neste ano, houve um aumento considerável no total com o acréscimo desses números. É que, pela primeira vez, a Disney disponibilizou o Oscar via streaming no Hulu. Uma parte da audiência veio dessa plataforma.

Esse resultado é um triunfo para o Hulu, pois demonstra — de forma semelhante ao que ocorreu com a audiência do Super Bowl no Tubi — que o público está cada vez mais receptivo a eventos transmitidos ao vivo via streaming.

Vale ressaltar que usuários reclamaram de problemas na exibição pelo Hulu, como dificuldades para acessar a conta no início da festa e encerramento da transmissão quando restavam duas categorias para serem conhecidas – as de Melhor Atriz, com a vitória de Mikey Madison, por “Anora”, e de Melhor Filme, para “Anora”.

Por outro lado, o aumento na audiência é de 169 mil espectadores sobre o total de 2024. Ainda não está claro se o Oscar perdeu espectadores da TV aberta e ganhou um grande número no streaming, ou se aqueles que antes assistiam na ABC migraram para o Hulu, observou o Deadline.

No Brasil, a Globo não fez a transmissão do Oscar para o Rio de Janeiro, que, no horário, acompanhou os desfiles na Sapucaí do primeiro dia das escolas de samba do grupo especial. A emissora disponibilizou o sinal de exibição da premiação para o g1 e para o Gshow.




Clube de Criação 50 Anos

Oscar 2025

/