Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Destroços de naves, carros autônomos: as ativações de 2025
Com mais de 1,4 mil sessões, distribuídas por 23 trilhas de conteúdo, o SXSW 2025, que acontece entre os dias 07 e 15 de março, em Austin (Texas), trará - como já contamos antes - nomes como a ex-primeira-dama Michelle Obama e seu irmão Craig Robinson, a futurista Amy Webb, o professor Scott Galloway, a atriz, escritora, cineasta e produtora Issa Rae, o músico John Fogerty, ex-líder do Creedence Clearwater Revival, o ator, diretor e produtor Ben Stiller, o cineasta Robert Rodriguez e o baterista Lars Ulrich, do Metallica (leia aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
Além das palestras, as marcas não querem ficar para trás e se esforçam para atrair parte dos visitantes do evento - segundo o festival, mais de 300 mil pessoas de cerca de 100 países participaram em 2024.
Espie abaixo, algumas das ativações que estão acontecendo ou vão rolar no SXSW 2025:
Prime Video
O serviço de streaming Prime Video, da Amazon, destaca filmes e programas liderados por mulheres. A experiência promete levar o público pelo universo do remake de "Minha Culpa", "Minha Culpa: Londres", "Picture This", "Holland" (suspense com Nicole Kidman, que estreia no próximo dia 27), "G20" (suspense de ação com Viola Davis, que chega à telona no dia 10 de abril), e "Outro Pequeno Favor" (com estreia marcada para 1º de maio), além de lançamentos para "breve", mas sem data definida, como a comédia dramática "Étoile" e a terceira temporada de "O Verão que Mudou Minha Vida". A ativação busca oferecer ao público uma experiência relaxante. Os participantes podem saborear martinis no "Capri Lounge", referência à ilha de Capri, na Itália, onde é ambientada a série "Outro Pequeno Favor", ou fazer pulseiras da amizade no "Cousins Beach County Club Snack Bar", de "O Verão que Mudou Minha Vida". Os visitantes também podem participar de uma "aventura" inspirada em "G20" ou "canalizar seu corredor de rua interior", em referência à "Minha Culpa: Londres". Eles podem ainda se preparar para o palco no dressing room de "Étoile", tirar uma foto em um estúdio fotográfico inspirado no "Picture This" ou admirar uma parede de tulipas, por "Holland". Um concierge organizará jornadas personalizadas para o público. Os participantes também podem tomar um coquetel à beira da piscina no The Genre Bar ou tomar um café e ler no The Prime Bookstore Café. A ativação está aberta neste sábado (8), das 11h às 18h (horário de Austin), no Hotel San José. Outras informações aqui.
Paramount+
O serviço de streaming Paramount+ traz novamente a experiência pop-up "The Lodge", de volta pelo terceiro ano consecutivo (veja a ação dos anos anteriores aqui e aqui). Em 2025, "The Lodge" promete oferecer ao público a chance de experimentar um ambiente de cabana, que "evoca o calor do lar e a alegria de compartilhar momentos especiais em um retiro na montanha". Criada em parceria com a Alterra Mountain Company e o estúdio criativo 15|40 Productions, a ativação segue até 10 de março, e depois se estabelecerá de 21 a 25 de março em Steamboat Springs (Colorado), antes de terminar na San Diego Comic-Con, de 23 a 27 de julho. Ao entrar, os visitantes são transportados para um salão inspirado em 1923, onde poderão mergulhar no boom do turismo de esqui da década de 1920, em Montana, ou visitar uma ativação vintage da CBS Sports, para reviver alguns momentos da história do esporte. Já no espaço da Nickelodeon há o mundo de Bob Esponja, com os Jellyfish Fields (campo onde vivem as águas-vivas na animação), a floresta tropical de Dora e a Torre de Aventura da Patrulha Canina, com estações de controle de tráfego aéreo e outras mais. Por fim, os fãs do reality show "Survivor" podem se sentir como Jeff Prosbt, apresentador da atração, em uma experiência interativa no Tribal Council, e o público da série "Yellowjackets" pode explorar um acampamento assustador com easter eggs. Outras infos aqui.
Dell
A Dell, que é originária de Austin, apresenta a ativação “Dell Experience”. Com destaque para inovações em inteligência artificial, o espaço procura unir tecnologia e entretenimento e o público terá acesso a lançamentos da Dell, que poderão ser testados. O público também pode conferir um artista produzindo uma obra digital. Além disso, um produtor usará computadores com IA da Dell para desenvolver batidas musicais. A ação rola neste sábado (8), das 19h às 17h (horário de Austin). Outras informações aqui.
FX
O canal de TV por assinatura FX promove, em sua ativação no SXSW deste ano, a nova série da franquia "Alien", chamada “Alien: Earth” (exibida no Brasil pelo Disney+ e que no hemisfério Norte estreia no verão local, via Hulu). A ação, promovida neste sábado (8), das 14h30 às 22h (horário local), promete uma experiência imersiva para que os visitantes "explorem os destroços de uma aeronave". Segundo a empresa, os visitantes serão "escaneados em busca de parasitas alienígenas antes de receberem credenciais e instruções, embarcando-os em uma missão exploratória pelos destroços da nave, onde terão a chance de chegar perto de espécimes alienígenas." A série de Noah Hawley se passa em 2.120. O enredo se desenrola quando "uma misteriosa nave espacial cai na Terra e uma jovem (interpretada por Sydney Chandler) e um grupo de soldados táticos fazem uma descoberta fatídica, que os coloca cara a cara com a maior ameaça do planeta." Nomes como Timothy Olyphant, Essie Davis e Alex Lawther estão no elenco. Saiba mais aqui.
Netflix
A plataforma de streaming Netflix apresenta a oitava temporada de "Casamento às Cegas" em uma ativação, em Austin, que culminará em uma festa exclusiva para assistir aos novos episódios. Para confirmar presença no evento, que acontecerá no domingo (9), no Lucille Bar, é necessário clicar aqui. As portas se abrirão às 18h (horário local) e o evento terminará às 22h. Para reservar ingressos é necessário ter 21 anos ou mais. Os fãs de "Casamento às Cegas" também poderão participar de uma série de eventos, até domingo, 09 de março. As iniciativas prometem aos participantes a oportunidade de captar fotos instagramáveis e tomar um café com creme. Alguns fãs poderão pegar caronas gratuitas nos pedicabs da Netflix, durante todo o fim de semana. Outras informações aqui.
NASA
A NASA (National Aeronautics and Space Administration) transforma a Biblioteca Central de Austin em uma experiência imersiva, com a ativação "CreateSpace". Mais do que aprender sobre o espaço, a ação convida os visitantes a ajudar a moldá-lo. Abrangendo os seis andares da biblioteca, no centro de Austin, "CreateSpace" combina criação prática, exibições interativas e experiências sensoriais, que procuram mostrar o espectro de exploração e descoberta da NASA. O público também poderá participar de workshops e aventuras autoguiadas. O "CreateSpace" convida todos a explorar a ciência espacial por meio de suas próprias lentes - seja arte, música, tecnologia ou imaginação. Saiba mais aqui.
Museu do Futuro de Dubai
Até o próximo dia 11, o Museu do Futuro de Dubai apresenta a ativação "Museum of the Future House", uma versão do museu localizado nos Emirados Árabes Unidos. A casa sedia uma série de eventos, painéis de discussão, workshops e experiências imersivas, incluindo a instalação de inteligência artificial "Earth Dreams", do artista visual americano-turco Refik Anadol. Os participantes também terão a chance de saborear uma sobremesa da Fix Dessert Chocolatier, que viralizou no TikTok apresentando o doce feito com camadas finas de massa filo ou semolina, recheado com queijo ou creme e regado com calda de açúcar perfumada com água de rosas ou flor de laranjeira. Também será possível saborear um chai preparado pelo Projeto Chaiwala, que mostra a cultura do chá enraizada em Dubai. Outras infos aqui.
Rivian
A fabricante de veículos elétricos Rivian inspirou-se em uma "casa de estrada", do Texas, para criar a Rivian Electric Roadhouse. O local conta com ativações diárias, painéis de debates e test drive, além de shows e filmes em drive-in. Os painéis de debate e o acesso ao local são abertos ao público, com acesso prioritário a quem possui o crachá do SXSW. Haverá carros para test drive a partir da próxima terça-feira (11). Outras informações aqui.
Uber e Waymo
A Waymo, da Alphabet, está oferendo passeios de robotaxi em Austin, por meio do aplicativo do Uber, para promover sua frota de carros autônomos. Os passageiros da Waymo poderão rodar por bairros como centro, Hyde Park e Montopolis. Os usuários do Uber que solicitarem um UberX, Uber Comfort, Uber Green ou Uber Comfort Electric terão a opção de combinar com veículos da Waymo quando disponíveis. Criadores locais e nacionais irão postar conteúdos sobre suas corridas.
Whataburger
A rede de fast food Whataburger dá vida à fan art digital e apresenta o "Whataburger Museum of Art" (WMOA), no centro de Austin. Nascido da arte dos fãs, o WMOA começou como uma comunidade online, onde a "devoção" à marca era capturada por meio de pinturas, esculturas, design digital e outros formatos. Quando a pandemia interrompeu os planos de criar uma galeria física, a marca lançou o perfil @TheWMOA no Instagram, em 2021. Os artistas começaram a marcar seus trabalhos. Agora, WMOA faz sua estreia física na Wanderlust Wine Co. A exposição apresenta mais de 200 peças originais da coleção WMOA, abrangendo arte digital, mural, abstrata e cultura pop, cada uma com um toque da Whataburger. Os visitantes podem interagir com os elementos da galeria. A mostra estará aberta nos dias 08 e 09 de março, das 11h às 18h (horário de Austin). No sábado (8), os participantes podem passar no Whataburger Food Truck, nos fundos do museu, para experimentar o sanduíche Monterey Melt. Outras informações aqui.
Clube de Criação 50 Anos