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As grandes inovações serão também sensoriais e narrativas (Giovana Orlandeli)
No SXSW, novas apostas de criatividade e inovação miram na conquista de público maduro
Estar no SXSW pela segunda vez me permitiu enxergar o evento por meio de uma ótica completamente diferente. Se em minha primeira participação priorizei mergulhar em grandes painéis e nas discussões mais amplamente divulgadas, desta vez adentrei os bastidores e decidi por um olhar mais estratégico — ir além do óbvio e buscar conversas que, muitas vezes, passam despercebidas, me aprofundando em inovações que ainda estão em estágios iniciais, mas que já demonstram um enorme potencial de transformação.
A conversa que me levou a Austin
Um dos principais insights deste ano foi o que me levou até o Texas. O tema da progressão da longevidade humana deixa de ser apenas uma tendência emergente e se expõe como um novo paradigma que redefine o consumo, a experiência e até mesmo a relação das pessoas com o tempo. No painel “Beauty 2030: The 4 Trends Redefining the Future of Longevity”, levado por minha companheira e líder no Grupo Boticário, Renata Gomide, ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, discutiu-se justamente como essa transformação já está acontecendo, a passos largos.
Conversas como a deste painel nos convidam a pensar no conceito sem reduzi-lo a uma pauta demográfica, mas passando a vê-lo como um vetor real de mudança no comportamento de consumo e na relação das pessoas com as marcas, visto que esse público ainda é tratado de forma excludente por muitas companhias.
Assim, nas apostas atuais do SXSW, capto um forte chamado para a criação de uma nova realidade e abordagem de comunicação, capaz de resgatar essa audiência e ressignificar os estigmas da idade. Com essa constatação, traço um paralelo com o Grupo Boticário, onde isso já vem sendo aplicado há certo tempo.
Digo confiante que somos uma das marcas que lidera a conversa da longevidade no Brasil, por meio de iniciativas concretas que vão muito além de tendências passageiras, garantindo que o público 45+ esteja representado não apenas nas escolhas de portfólio, mas também em nossas campanhas, no ambiente de trabalho e em ações que realmente impactam as conversas da sociedade.
Outros insights
No SXSW deste ano, ficou evidente para mim, e creio que para muitos outros colegas, que a tecnologia e a criatividade estão se tornando cada vez mais indissociáveis da experiência do consumidor.
Foi o que observei na mesa de Francis Kurkdjian e Mathieu de Fayet, em que os painelistas discutiram como a indústria da perfumaria, dada como historicamente tradicional, está sendo transformada pela personalização, inteligência sensorial e criação de experiências imersivas que conectam emoções e tecnologia. Felizmente, esse é um movimento que também já acompanhamos de perto, com a aplicação de recursos tecnológicos em linhas de fragrâncias de nossas marcas, por meio de processos de social listening, inteligência de dados e até mesmo a aplicação da inteligência artificial para a concepção de estruturas olfativas capazes de atender aos verdadeiros desejos do consumidor.
Outro momento essencial da minha jornada no evento foi explorar os candidatos ao Innovation Awards (leia sobre os ganhadores, aqui). Nessas categorias, que abrangem inteligência artificial, experiência de áudio, design de interface e conexão com comunidades, ficou ainda mais claro que as grandes inovações não serão apenas tecnológicas, mas também sensoriais e narrativas.
Nisso tudo, o que também me chamou a atenção foi perceber que as melhores ideias não surgem do zero, mas sim evoluem a partir de conceitos e dores já existentes, trazendo incrementos e novas perspectivas. O Batom Inteligente ("Smart Lipstick"), projeto do Grupo Boticário ganhador do People’s Choice Awards na categoria “projeto inovador” (aqui), é um grande exemplo desse pensamento, sendo uma iniciativa que une tecnologia e beleza para criar uma experiência mais inclusiva ao passar batom no dia a dia.
Por fim, retorno ao Brasil com a mente aquecida, cheia de incrementos ao que estamos construindo no mercado nacional frente à inovação, criatividade e tecnologia, sabendo também que estamos alinhados aos movimentos mais relevantes do setor.
Minha segunda experiência no South by Southwest me deu a oportunidade de aprofundar ideias e trocar conhecimentos, por meio de discussões que muito atravessam as minhas vivências como profissional do maior ecossistema de beleza do país. Assim, estimo muitas outras oportunidades para representar o grupo e seguirmos liderando conversas e mostrando o potencial estratégico da criatividade e tecnologia brasileira.
Giovana Orlandeli, senior manager do Grupo Boticário
Leia o texto anterior da seção "O Espaço é Seu", aqui.
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