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Ação oferece a vira-latas ‘tudo que cães de raça têm’
Por que um vira-lata caramelo, um símbolo cultural brasileiro, não teria direito a participar de uma exposição canina? Em um post no Instagram, a atriz e apresentadora Tatá Werneck contou nesta quarta-feira, 12, estar indignada por sua cachorra Maminha, uma caramelo, ter sido barrada em um dog show por não ter raça. “Todo mundo sabe o que é um caramelo: a raça mais amada do Brasil”. A mensagem está marcada como publi.
Nesta quinta-feira, 13, a Pedigree lançou a campanha “Pedigree Caramelo”, que visa promover reconhecimento do vira-lata caramelo e estimular a adoção responsável dos cachorros Sem Raça Definida (SRD). Para isso, a ação inclui iniciativas com “tudo que cães de raça têm”. A marca irá fazer uma grande pesquisa genética e criará um Caramelo Kennel Club e um Caramelo Dog Show.
Desenvolvida pela AlmapBBDO, a campanha tem Tatá Werneck como embaixadora e também o caramelo Bambino, que tem 672 mil seguidores no perfil @viralatacaramelo no Instagram e 1,9 milhão no TikTok. A ação começa com um filme que mostra que, apesar de ser amado pelos brasileiros, o caramelo tem 90% menos chances de ser adotado do que um cão de raça.
O objetivo da iniciativa é criar um movimento social capaz de mudar esse quadro. O filme pode ser visto no YouTube, no cinema, nas redes sociais e em peças de OOH. Vale lembrar que a marca tem um programa de adoção reconhecido, o Adotar é Tudo De Bom.
A Pedigree irá realizar a pesquisa genética com 350 caramelos, em parceria com a empresa DNA Pets, para descobrir quais são as características físicas, genéticas e de saúde desses cães. O Caramelo Kennel Club será uma comunidade promovida pela marca que irá unir tutores de caramelos e oferecer conteúdos exclusivos e eventos de adoção, entre outras atividades. Já o Caramelo Dog Show terá outros vira-latas na exposição. Lá, será organizado também um evento de adoção. Além disso, uma embalagem de um dos produtos da marca passará a ter a foto de um caramelo.
No Brasil, cerca de 30 milhões de animais não possuem um lar, segundo o Índice de Abandono Animal, da Mars Petcare, dona das marcas Pedigree, Royal Canin, Optimu, Whiskas e Sheba. "Pedigree enxerga o caramelo como um representante dos cães Sem Raça Definida. Embora a conscientização sobre o abandono animal esteja crescendo, fatores como aparência, idade e cor da pelagem influenciam diretamente nas chances de adoção desses animais”, declarou Rodrigo Alfieri, gerente global de marketing da empresa.
Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO, contou que o desafio criativo da campanha foi transformar o caramelo em um verdadeiro emblema da causa. “Queremos que as pessoas enxerguem nele não apenas um cão comum, mas um símbolo de afeto, lealdade e companheirismo - qualidades que fazem qualquer cachorro especial, independentemente da raça”, afirmou.
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Campanha: Caramelo
Cliente: Mars
Produto: Pedigree
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam
Criação: Caique Llaguno, Gustavo Souza, Hirohito Takahashi e Isabella Remelli
Conteúdo: Fernando Cury "Pandão"
RTV: Diego Villas Boas, Victor Alloza, Mariana Golpian e Antonia Cid Ferreira
Atendimento: Camilla Massari, Fernanda Portugal, Julia Marques, Manuella Gavioli e Ana Flávia Albuquerque
CSO: João Gabriel Fernandes
Estratégia: David Gross, Filipe Yudi Nakaoka, Luana Rodrigues Sanches, Giovanna Rodrigues Orsatti
Projetos Especiais: Julia Newman, Diego Honorato, Larissa Sarkis, Pedro Santi
Live: Siegfrid Frazao Keysselt Junior, Mila Andrade, Christiane Gonçalves Estrella e Jeniffer Oliveira dos Santos
Aprovação: Natalia Ball, Fabio Aligns, Ignacio Inda, Rodrigo Alfieri, Ricardo Marinho, Clara Barin, Marina Moresco
PR: Imagem Corporativa, PR Almap e Giusti
Produção Fotográfica: Mariana Valverde | Estúdio Almap
Produção Executiva: 21 Sun
Coordenação Estúdio Almap: Stephanie Biekarck
Ilustrações
Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Atendimento: Camila Holzmann
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Felipe Ribs
Ilustradores: Leandro Dexter, Leo Soares
Lettering: Ribeiro
Agência de Conteúdo: T&P powerd by Fbiz
Atendimento: Maryane Colombo e Helena Batisteti
Conteúdo: Vanessa Vieira, Daniela Maccio, Paulo Borges, Amanda Lopes e Paulo Sampaio
Customer Voice: Carol Coleto e Juliana Luccas
Tecnologia/SEO: Ana Marques, Marina Almeida e José Monte
Agência de Mídia: Essencemediacom
Gerente: Danillo Tenório e Breno Rosa
Supervisor: Pedro Cunha
Analistas: Juliane Pires, Isadora Matos, Amanda Leite e Danilo Sabo
DNA Pets
Head: Jaqueline Oliveira Rosa
CEO: Rodrigo Faria Matheucci
AMPARA
Presidente e fundadora: Juliana Camargo
Co-fundadora e Diretora de Operações: Raquel Facuri
Gerente do programa Pedigree Adotar é tudo de bom: Luana Paola
Produtora: Surreal Hotel Arts
Direção: Oriol Barberà
CCO: Carlão Busato
COO: Cris Chacon
Diretora executiva: Milena Trindade
Head de produção: Mafe Cicaroni
Head de criação: Bruno Cerqueira
Head de pós-produção: Carol Fernandes
Line producer: João Avena
Assistente Executiva: Érica Martorano
Atendimento de pós: Tais Sanches
Coordenação de produção: Ana Alegretti, Bruna Brito e Beatriz Prado
Diretor criativo: Luis Michelazzo
Núcleo de criação e pesquisa: Alex Ulhoa, Vitor Matheus, Victória Silva e
Sol Ômigra.
Trainee de direção: Rosa Morbach
Assistente de coordenação de pós: Nuara Santos
Operador de ilha: Leandro Ferreira
Assistente de montagem: Igor Luiz
ESG | Set Responsável: Deborah Costa e Sol Nascimento
Controller: Shyrley Menezes
Diretor de fotografia: Luigi Parisi
1ª. Ass. Direção: Juliana Pellegrino
2ª. Ass. Direção: Cecilio Tavares
Diretora de Arte: Karla Salvoni
Assistente de direção de arte: Liara Campos
Diretor de Produção: Marcos Teshima
Produção: Livia Santos e Maria Elisa
Produtora de objeto: Bruna Ramos
Assistente de objeto: Janaína Camargo
Adestradora: Flavia Schleder
Making of: Peveralli Filmes
Finalizador: Driano Torres
Montador: Jon Kadocsa
Ass. de Montagem: Camila Ribeiro
Casa de Pós Produção: Gafanhotto
Cor: Bleach
Produtora Audio: Raw Audio
Direção Musical: Hilton Raw
Produção Musical: Hilton Raw; Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Produção Executiva: Carol Peternelli e Lu Fernandes
Coordenação: Robério Barbosa
Clube de Criação 50 Anos