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Atacama RE-commerce

Projeto evidencia impacto ambiental da indústria da moda

19.03.25

Com o objetivo de ajudar a limpar o deserto do Atacama e gerar conscientização sobre o impacto ambiental da indústria da moda, o projeto "Atacama RE-commerce" permite que peças de marcas conhecidas (algumas delas nunca usadas e em ótimo estado) ganhem uma nova chance.

A ação possibilita que os consumidores tenham acesso a essas roupas de forma online e gratuita, arcando somente com o custo do frete. Dessa maneira, a pessoa paga para tirar a peça de roupa do deserto.

A iniciativa, que pretende encorajar uma reflexão sobre os atuais modelos de superprodução e consumo, foi criada pela Artplan, com plataforma digital assinada pela VTEX e parceria institucional com Fashion Revolution Brasil e Desierto Vestido.

As peças de roupas descartadas pelas marcas são higienizadas e oferecidas para venda online. No primeiro drop, nesta segunda-feira (17), foram vendidas peças para países como Brasil, Chile, Espanha, França, EUA, China e Reino Unido.

O time envolvido conta com mais duas toneladas de roupas já higienizadas, que poderão estar disponíveis no site - a proposta é que a ação seja recorrente.

Estima-se que cerca de 39 mil toneladas de peças sejam despejadas no deserto do Atacama anualmente, formando uma verdadeira montanha de lixo.

Pegamos um problema real e transformamos em uma história que conecta, gera engajamento e consciência. O Atacama RE-commerce não é só um projeto de reutilização, mas uma forma de dar voz às peças descartadas, de contar a trajetória dessas roupas e, ao mesmo tempo, provocar um olhar mais crítico sobre o consumo. A campanha propõe um novo significado para o que é considerado resíduo, mostrando que cada peça carrega valor, memória e potencial para um recomeço”, ressalta Rodrigo Almeida (Monte), CCO da Artplan.

Ficha Técnica:

Agência: Artplan
Anunciante: VTEX, Fashion Revolution e Desierto Vestido
Campanha: Atacama Re-commerce

CCOs Grupo Dreamers: Rodrigo Almeida, Rafael Gil

CCOs Artplan: Marcello Noronha, Rafael Gil, Rodrigo Almeida

Direção de Criação: Victor Emeka, Pedro Maneschy, Pedro Galdi, Pedro Rosas

Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil, Marcello Noronha, Victor Emeka, Bruno Bacci, Thomás Davini

CEO Artplan SP: Gláucia Montanha

Head de Negócios: Anna Sant’anna
Negócios: Isabel Domingues
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Head de Mídia: Joana Chulam
Diretora de Projetos: Aurora Blotta

Gerente de Projetos: Andrea Hedler
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Diretora de Conteúdo: Mayara Sauer

Head de RTV: Felipe Cunha

Head de Produção: Bruno Werner

RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz

Equipe VTEX: Mariano Gomide de Faria, Marina Baltz, Felipe Soares e Sebastián Cervantes

Equipe Fashion Revolution: Fernanda Simon, Paula Leal, Isabella Luglio, Marina de Luca, Ana Fernanda Souza e Claudia Castanheira

Equipe Desierto Vestido: Ângela Astudillo, Bastián Barria Acevedo e Jean Karla Zambrana Aviles

Produção Plataforma E-Commerce: VTEX e Eitri

Produtora de Filme: Sugarcane

Produtora Áudio: Raw Audio

Produção Gráfica: Digital Printz

Clube de Criação 50 Anos

Atacama RE-commerce

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