arrow_backVoltar

100 anos

Wes Anderson dirige curta e cria caneta para Montblanc

03.05.24

O cineasta norte-americano Wes Anderson dirige o comercial que celebra o centenário do modelo Meisterstück da Montblanc (assista abaixo). O diretor também atua no filme comemorativo, ao lado dos atores Rupert Friend e Jason Schwartzman. A história segue três personagens na fictícia sede da Montblanc, no topo da montanha Mont Blanc, enquanto eles apresentam a Maison, sua história e da caneta-tinteiro da marca.

O curta faz referências ao DNA da Montblanc: o cenário montanhoso na cena de abertura é uma referência ao nome da empresa, a imaginária Montblanc Observatory High-Mountain Library é uma homenagem à recente campanha "Library Spirit" da marca, que destaca o poder inspirador das bibliotecas e a conexão da Montblanc com o universo das palavras.

Enquanto os personagens apresentam a “caneta-tinteiro projetada há mais de 100 anos” e debatem suas qualidades, também destacam relógios e artigos de couro da marca. Roman Coppola atuou como produtor e codiretor do curta.

O curta foi rodado em dois dias no Studio Babelsberg, na Alemanha, onde Anderson está filmando seu próximo longa, “The Phoenician Scheme”, com Benicio Del Toro, Michael Cera, Bill Murray e Riz Ahmed.

Junto com a direção do comercial, Anderson também tomou a iniciativa de desenhar sua própria caneta Montblanc. Um protótipo foi produzido por sua equipe de cenografia e foi incluído no comercial.

A Montblanc concordou em produzir 1.969 cópias da pequena caneta-tinteiro verde criada pelo cineasta, chamada de "Schreiberling" (que significa "o rabiscador" em alemão), para comemorar o ano de nascimento de Anderson, 1969. A caneta está disponível para pré-encomenda por US$ 2,5 mil e será entregue em maio de 2025. 

Durante 100 anos, a Meisterstück capturou milhões de histórias, passando pelas mãos de autores, criativos e escritores. Finalmente chegou a hora de fazer deste ícone da escrita o protagonista da história, mas queríamos fazer isso de uma forma completamente inesperada e surpreendente. É por isso que convidamos Wes Anderson para dar seu toque único ao mundo da Montblanc através de sua narrativa inimitável e identidade visual inconfundível”, defende Vincent Montalescot, diretor de marketing e merchandising da Montblanc.

Como parte da campanha global, a atriz norte-americana Maude Apatow, o ator e designer indiano-americano Waris Ahluwalia, o ator coreano Mark Maker Lee Jinuk e o ator chinês e embaixador global da marca Montblanc Jing Boran protagonizam filmes curtos capturados por Charlie Gray.

Ficha Técnica:

Director: Wes Anderson
Producer & Co-director: Roman Coppola
Producers: Jeremy Dawson & John Peet
Supervising Art Director: Stephan Gessler
Director of Photography: Linus Sandgren
Actors: Rupert Friend, Jason Schwartzman, & Wes Anderson

100 anos

/