arrow_backVoltar

1a curadora indígena

Exposição sobre a temática no Masp, em 2021

11.02.20

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) abrigará, em 2021, a exposição "Histórias indígenas", além de uma programação especial dedicada ao tema, que também contará com seminários e oficinas. Antes disso, o museu já havia organizado mostras com objetos e registros de comunidades indígenas do Brasil, como a "Exposição de arte indígena", em 1949; "Arte karajá", em 1984; "Índios Yanomami", em 1985; e "Arte indígena kaxinawá", em 1987.

Em dezembro do ano passado, o museu anunciou como curadora adjunta a antropóloga Sandra Benites, primeira curadora indígena de um museu no Brasil. Da etnia Guarani Nhandewa, ela é doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo também promete uma mostra sobre a cultura indígena. A exposição "Véxoa: Nós sabemos" reunirá, a partir do mês de julho, o trabalho de artistas ligados a diversos povos indígenas.

A curadoria é assinada pela doutora em Educação e professora na Faculdade Católica de Mato Grosso Naine Terena, que é indígena, do Mato Grosso do Sul.

 

1a curadora indígena

/