arrow_backVoltar

1º semestre de 2020

Cenp-Meios: R$ 5,7 bi em compra de mídia

02.09.20

A crise gerada com a pandemia de coronavírus impactou os números de compra de mídia no Brasil, no primeiro semestre deste ano. Os investimentos foram de R$ 5,7 bilhões no período, de acordo com o Cenp-Meios, levantamento feito pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) realizado com 213 agências.

Nos primeiros seis meses do ano passado, o montante chegou a R$ 8,2 bilhões, entre as 218 agências participantes na ocasião (leia aqui). Ao se comparar o número do primeiro semestre de 2020 com igual período de 2019, a queda é de 30,5%.

TV aberta mantém a liderança de captação de investimentos, tendo ficado com uma fatia de R$ 3,1 bilhões, ou 55% do total do semestre, um aumento no share em comparação com os 52,8% de participação no ano de 2019.

O meio internet também registrou incremento na participação, de 21,2% em 2019 para 22,4% nos primeiros seis meses de 2020.

Já o meio out of home teve queda no share: de 10,5% no ano passado para 9,4% no período analisado agora.

Espie, nas imagens acima, a participação de cada mídia no total do bolo publicitário, bem como os investimentos por região.

Leia anterior, sobre os investimentos em mídia em 2019, segundo o levantamento do Cenp-Meios, aqui.

1º semestre de 2020

/