Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dia do Rádio é comemorado em todo o país
No dia 25 de setembro, data de nascimento de Roquete Pinto - considerado o "Pai do Rádio Brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio.
Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do Brasil, a Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro. A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas (por exemplo, O Guarani, de Carlos Gomes), e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
De lá para cá, muita coisa mudou: das interferências e ruídos dos primeiros aparelhos de rádio (pesados, enormes e à válvula) aos pequenos, leves e modernos rádios de transistores. A década de 1950 foi marcada pela consolidação do veículo como meio de comunicação. Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de freqüência modulada (FM).
O inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, que criou o chamado "telégrafo sem fio", um modelo inicial que se desenvolveu até o sistema que conhecemos hoje. Em 1896, Marconi demonstrou a eficiência de seu aparelho em transmissão na Inglaterra, do terraço do English Telegraphy Office para a colina de Salisbury. Ganhou do governo da Itália uma patente pela sua criação.
A história também cogita que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tivesse sido o inventor do rádio. Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante e efetuado a emissão e recepção de sinais a uma distância de oito quilômetros, do bairro de Santana para os altos da avenida Paulista, em São Paulo. Fanáticos religiosos, contudo, certos de que o padre brasileiro tinha pacto com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900, Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública de seu invento.
Para quem acreditava que as novas mídias seriam capazes de colocar em risco o prestígio do rádio, um estudo da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) mostra justamente o contrário. O número de emissoras FM passou de 1.322 em 2000 para 2.602 em 2010, o que significa aumento de 97%. A quantidade de rádios em frequência AM, no entanto, teve um tímido crescimento. Entre 2005 e 2010, apenas 79 novas emissoras foram ao ar.
A pesquisa revela, também, que as pequenas rádios com potência de até 10KW correspondem a 96% das emissoras FM. Já as de até 1KW de potência representam 50% das rádios AM do país, em cidades de até 150 mil habitantes. No total, o Brasil tem 9.184 emissoras. Dessas, 4.193 são rádios comunitárias e 465, educativas.
O desenvolvimento regional continua a fazer diferença. Na Região Sul, 93,4% das residências possuem aparelho de rádio, enquanto que na Região Norte esse índice cai para 75,6%. E, por incrível que pareça, 17,7% dos municípios em áreas rurais ainda não têm acesso ao serviço.
Por ter sido no dia 7 de setembro a primeira transmissão ocorrida no Brasil, a data também é considerada por muitos como Dia do Rádio. Melhor mesmo é comemorar duas vezes.
Tula Minassian, sócio e produtor executivo da Play/Playrk30, também quer prestar uma homenagem ao nobre veículo:
"Queremos deixar aqui registrado que foram muitos os momentos privilegiados que vivemos através da imaginação que este veículo nos permite. Muitas foram as possibilidades de realizações que o rádio nos possibilitou. Muitas foram as vezes que os experts de plantão alegaram que seria o fim deste maravilhoso veículo. São 90 anos fazendo parte da vida de todos nós! Parabéns a todos os profissionais, técnicos, âncoras, produtores e a todos aqueles que de alguma forma ajudaram a vitalizar o Rádio nesses anos todos. Parabéns ouvintes que insistentemente mostram a todos que este é o mais apaixonante de todos os veículos há 90 anos!"
Com infos dos sites www.aticaeducacional.com.br e http://www.abert.org.br