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Evento virtual terá 13 canais do YouTube, shows e corrida
Mais uma vez, a icônica Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será virtual. Como o Brasil é um dos países mais ameaçados pela covid-19, a organização decidiu realizar o evento sem promover aglomerações. Assim, a festa acontecerá via YouTube neste domingo, 6, a partir das 14h. Agora são 13 canais transmitindo simultaneamente a programação da Parada – em 2020, foram 11 (leia mais a respeito da primeira edição virtual aqui).
Evento realizado pela ONG APOGLBT/ SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), a Parada terá um cenário que remete ao palco da festa na Paulista. Em um estúdio que imita um trio elétrico desfilando pela avenida, os criadores do canal Diva Depressão, Fih e Edu, receberão atrações musicais para entrevistas e shows exclusivos.
A apresentação contará com o reforço de mais 11 criadores: Alberto Pereira Jr., Bielo, Jean Luca, Linn da Quebrada, Lorelay Fox, Louie Ponto, Lucas Raniel, Mandy Candy, Nátaly Neri, Spartakus e Tchaka.
A transmissão terá duração de oito horas e será exibida simultaneamente nos canais dos youtubers, da Dia Estúdio, da APOLGBT/SP e do YouTube Brasil. O público poderá participar da celebração, enviando fotos e relatos com a hashtag #ParadaSPaoVivo.
No ano passado, a festa virtual teve mais de 11 milhões de visualizações. A expectativa é superar a marca nesta edição. Afinal, o número de canais aumentou.
São patrocinadores da 25ª Parada: Burger King (máster), Amstel, Uber e Avon. As cotas de apoio ficaram com Mercado Livre, YouTube, Jean Paul Gaultier, Doritos e Zendesk.
Shows
Para as apresentações musicais estão sendo aguardadas Pablo Vittar, Majur e Sandra de Sá. Atrações ainda serão anunciadas pela organização. Um nome confirmado é o de Glória Groove, artista convidada pela Avon. Ela terá sua maquiagem assinada pela marca. O ponto alto da produção serão os novos batons Ultra, que chegam com fórmula repaginada.
No dia do evento, a Avon será responsável pela transformação de dois influenciadores digitais em drag queens, que serão revelados na data. A marca também levará o ex-BBB João Luiz Pedrosa para uma participação especial na Parada.
“Estar na Parada é reforçar o papel que a Avon tem no processo de mudança e quebra de estereótipos da sociedade. Temos em nossa comunicação representatividade e diversidade como palavras de ordem. Acreditamos que as consequências de abrir espaços para diálogos sobre inclusão e diversidade na comunicação da companhia é positiva: traz mais inovação, criatividade, enriquece as perspectivas e reforça possibilidades que atendam às necessidades reais das pessoas”, declarou Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil.
Outra novidade é que, pela primeira vez, a Avon terá uma coleção limitada com o tema Pride, dentro da linha Color Trend. Os produtos ganharam novas cores e embalagens inspiradas na bandeira LGBTQIA+.
Tema da edição
A edição 2021 do evento destaca que a pandemia de covid-19 não é a única crise sanitária que o mundo já enfrentou. A organização lembra que neste ano se completam quatro décadas de convivência com a epidemia de Aids, doença que continua infectando pessoas e tirando milhares de vidas a cada ano, incluindo uma expressiva parte da população LGBT+. Por isso, o tema da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2021 é “HIV/Aids: ame +, cuide +, viva +”.
A Aids é ainda cercada de estigmas e preconceitos, o que acontece desde 5 de junho de 1981, quando foi publicado o primeiro diagnóstico, nos Estados Unidos, da doença. Os organizadores afirmam que o medo e a discriminação existem hoje também entre as pessoas LGBT+, o que afasta a sociedade de debates sobre o assunto e de cobranças urgentes.
A pauta HIV/Aids não é exclusiva da população LGBT+, é claro. Desde os primeiros anos da epidemia, sabe-se que a transmissão do HIV está muito mais relacionada às vulnerabilidades de uma pessoa e fatores de comportamento de risco ao qual muita gente é submetida, do que ao simples fato de pertencer a um grupo específico. “No entanto, seria leviano não considerarmos esse tema prioridade para a nossa comunidade quando analisamos os dados”, explicam os organizadores.
Segundo o Boletim Epidemiológico de 2019 do Ministério da Saúde, 42% do total de quase 250 mil novas infecções, ocorridas entre 2007 e 2019, foram entre homens gays ou outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais e travestis.
Um dos maiores problemas relacionados à doença é a falta de amor, de cuidados, de acolhimento e empatia com quem vive com HIV, aponta a organização da Parada. A APOLGBT/ SP escolheu falar abertamente sobre esse tema, com a ajuda de especialistas durante a live. A entidade convoca a sociedade a impedir que a Aids seja usada para reforçar o discurso homo-bi-transfóbico.
Corrida virtual
A parada terá um evento complementar: a Corrida Virtual do Orgulho LGBT+, que tem patrocínio da Microsoft e do Burger King e organização da Fuse Eventos Esportivos. A prova será realizada em prol da Rede Parada pela Solidariedade, iniciativa da APOLGBT/SP que visa ajudar outras entidades, ONGs e coletivos que trabalham com o público LGBT+ e contribuir com instituições que se encontram em situação de vulnerabilidade diante da crise causada pela covid-19. No ano passado, a rede atendeu cinco mil pessoas.
A Corrida Virtual do Orgulho LGBT+ será realizada de forma individual e no dia, horário e local mais apropriados para cada participante. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da prova até o dia 13 de junho (ou quando for atingido o número máximo de pessoas) ao custo de R$ 65. Cada corredor receberá, entre os dias 20 de junho e 10 de julho, o kit oficial, composto por caixa, sacola, camiseta em poliamida, número de inscrição, cupons, card e medalha.
O patrocínio da Microsoft é uma das ações que fazem parte da campanha #JuntosSomosMais, promovida em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. “Diversidade e inclusão fazem parte dos pilares estratégicos da Microsoft, e esse patrocínio reforça o nosso compromisso de apoio à causa”, afirmou Alessandra Karine, vice-presidente para o setor público, educação e saúde e líder de D&I na Microsoft Brasil.