Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Volta Pinheiros lança 'Puerto Merdeiro'
O movimento Volta Pinheiros, lançado por um grupo de publicitários encabeçados por Marcelo Reis (co-CEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made) em 2017 a fim de ajudar na elaboração de um plano para tratar e revitalizar o rio Pinheiros (leia aqui), apresenta agora o "#PuertoMerdeiro".
A ação é apresentada como um "empreendimento imobiliário, com direito a uma exclusiva ciclovia fedorenta, um novo conceito em pé na lama, varanda gourmet com cheiro podre e 25km de esgoto na porta de casa".
Segundo o movimento, trata-se de um protesto à promessa do governador João Doria de entregar o rio Pinheiros limpo ao fim do 2022.
Em 2020, Doria assinou contrato de concessão do prédio da Usina de Traição, localizado à ponte dos Bandeirantes, para que o setor privado o transformasse em empreendimento comercial, chamado pelo governador de "Puerto Madero de São Paulo".
O protesto do Volta Pinheiros teve início no último domingo (14), com bandeiras, distribuição de flyers e máscaras paraque as pessoas se protejam da Covid e do cheiro do rio, além de ativação da mascote do Volta Pinheiros.
A campanha também é composta por posts nas redes sociais (veja aqui) e conta com a participação de "influenciadores". Outras ações pela cidade estão previstas até 2022.
"O que vemos é que o Rio Pinheiros continua sujo, com águas impróprias e continua sendo um lugar desprezível para convivência. O laudo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul mostra que a qualidade continua péssima (DBO 80mg/l). Existe um projeto em andamento, mas falta transparência sobre o decorrer dele, sobre a atual situação", lamenta Marcelo Reis, idealizador do Volta Pinheiros.