arrow_backVoltar

27ª Parada do Orgulho LGBT+

Veja os patrocinadores deste ano

06.06.23

Um dos eventos mais concorridos de São Paulo é a Parada do Orgulho LGBT+, que chega a sua 27ª edição, ocupando, mais uma vez, a avenida Paulista. O desfile de trios acontece neste domingo, 11. Com o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, a festa terá como atrações nomes como Daniela Mercury, Pabllo Vittar e Majur.

Responsável pelo evento, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) explicou que o tema desta edição reforça a importância de se lutar pela proteção de uma parte considerável da comunidade LGBT+ que se encontra em vulnerabilidade social. Para espalhar essa mensagem, contará com o apoio de 19 trios elétricos para protestar e celebrar, ao mesmo tempo, a diversidade.

"Chegou a hora da Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+, que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social", declarou Claudia Garcia, presidenta da ONG.

O patrocínio master da parada deste ano é da Smirnoff. São também patrocinadores Terra, Vivo, Amstel, Mercado Livre, L'Oréal Groupe e Burger King. O evento tem ainda apoio de Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Banco do Brasil, Pantene, Zurich Seguradora e Microsoft. O British Council está no apoio internacional. E são parceiros de comunicação Agência Fome, TV Globo, JCDecaux e Eletromidia.

Parcerias e ações

O tema desta edição foi abraçado pela Smirnoff, como ressaltou a empresa. “Temos um papel a cumprir na construção de uma sociedade plural, diversa e inclusiva. A marca acredita que apoiar um evento da magnitude e importância da Parada, que só no ano passado alcançou aproximadamente quatro milhões de pessoas em São Paulo, é parte da história que estamos construindo e reforça o compromisso que temos com a comunidade”, contou Paula Lopes, head de white spirits e licores da Diageo.

Neste ano, além do patrocínio, a companhia irá oferecer vagas para o Learning for life, programa que oferece cursos gratuitos de coquetelaria e excelência em atendimento. Serão abertas turmas gratuitas e exclusivas para a comunidade.

O Terra, patrocinador pelo segundo ano consecutivo, fará a transmissão ao vivo do evento, com seis horas de programação e sete câmeras de alta definição. A empresa informa que, por meio de campanhas e projetos customizados, registrou no ano passado cerca de 500 milhões de impactos para as marcas, sendo mais de 490 milhões com mídia de conteúdo.

No recém ampliado estúdio na sede do portal, Icaro Kadashi comandará a festa, com participação de Rafael Brunelli, colunista da vertical Terra Nós. Na avenida Paulista, seis repórteres circularão entre o público. Além disso, o trio elétrico do Terra fechará a passagem dos artistas. “Entendemos este evento como uma oportunidade que viabiliza e potencializa vozes. No dia 11, grande parte da nossa sociedade estará espelhada na avenida Paulista e queremos reafirmar a nossa escolha pela diversidade”, disse Henrique Bosco, head de marketing, comunicação e produtos do Terra.

Também pelo segundo ano consecutivo na Parada, a Vivo levará para a avenida um trio com mais de 24 metros de extensão e substituirá as tradicionais telas de LEDs por painéis criados e confeccionados manualmente por artesãos. O mote da ação é “Eu Vivo esse Orgulho”. Durante o percurso, haverá apresentações de artistas reconhecidos e uma cobertura da festa feita por creators engajados com as causas da comunidade LGBTI+.

Celebrar e abraçar a diversidade é viver no nosso tempo e estar atento ao mundo à nossa volta. Participamos dessa conversa de forma genuína, defendendo a tecnologia como ferramenta para aproximar a comunidade LGBTI+, tanto em ocasiões de celebração, quanto no acesso a direitos e outros momentos”, afirmou Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Como parte das ações, durante o mês do Orgulho LGBTI+, os canais digitais da Vivo terão conteúdos especiais para mostrar diferentes configurações familiares. A marca também trará um novo filtro de Instagram para as pessoas registrarem suas famílias diversas e o orgulho de ser parte delas.

Parceira da Parada pelo quinto ano consecutivo, a Amstel retomou uma ação lançada no ano passado: a retificação do nome para pessoas transgênero. O serviço gratuito e custeado pela marca estará disponível durante a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que compõe o calendário de eventos da Parada (ela acontecerá nesta quinta-feira, 08).

"A presença da Amstel é um reflexo do nosso compromisso com nossos valores trazidos de Amsterdã: liberdade, autenticidade, diversidade e respeito. Acreditamos que é fundamental promover iniciativas públicas e privadas que fomentem e fortaleçam a comunidade LGBTQIA+ no país, pois todos merecem viver em uma sociedade inclusiva e igualitária”, comentou Vanessa Brandão, diretora de marketing das cervejas mainstream do Grupo Heineken no Brasil.

Em seu sétimo ano de patrocínio do evento, o Mercado Livre também defende que empresas têm poder de transformação da sociedade para um mundo melhor. "Como líderes do e-commerce na América Latina, sabemos da nossa responsabilidade para liderar e apoiar discussões relevantes para uma sociedade mais plural e inclusiva. Participar de uma das maiores Paradas do Orgulho LGBT+ do mundo vai ao encontro do trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos para sensibilizar, aproximar e engajar as pessoas com as causas nas quais acreditamos”, destacou Thais Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre na América Latina.

Já a L’Oréal pontuou que o propósito da marca é “Criar a Beleza que Move o Mundo”. Isso significa, segundo Marcia Silveira, head de DE&I da L’Oréal Brasil, uma beleza mais diversa, inclusiva e pautada na ciência. “A causa LGBTQIAPN+ é um dos grandes alicerces da nossa estratégia de DE&I, na qual queremos representar o nosso país em sua mais infinita pluralidade, seja em identidades e orientações de gênero, raça, pessoas com deficiência, corpos diversos e gerações”, completou.

Outra marca veterana na Parada é o Burger King, em seu sexto ano de patrocínio. “Estamos muito orgulhosos em estar presentes e apoiando, por mais um ano, a Parada do Orgulho LGBTQIA+, o evento mais representativo e diverso do país. Marcaremos presença na avenida Paulista com ativações especiais que reforçam o apoio a esta causa tão importante e genuína para o Burger King”, comentou Juliana Cury, vice-presidente de marketing e vendas da Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil.

Campanha

A Agência Fome desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a campanha do tema da Parada. Ela transmite a mensagem de inclusão por meio de formas e cores diversas, enfatizando a necessidade de equilíbrio e união dentro da comunidade LGBT+.

Juntando um pouco de cada um, conseguimos iluminar temas muito necessários e dar mais um passo na luta pela garantia dos nossos direitos", salientou a dupla criativa que assinou o trabalho, Marcela Neilly e Amanda Pietra. “É essencial que a publicidade vá além e atribua cada vez mais o protagonismo a quem de fato representa e vive essas realidades”, acrescentou Gustavo Loureiro, sócio e diretor da agência.

Confira o vídeo abaixo.

27ª Parada do Orgulho LGBT+

/