30 anos

Cine celebra parceria com Havaianas e Almap com votação especial

18.10.24

A Cine está celebrando três décadas de parceria com Havaianas e AlmapBBDO. Foram mais de 140 filmes, todos com direção de Clovis Mello, que também é sócio da produtora. Essas campanhas entraram para a história da propaganda no país.

O Festival do Clube de Criação 2024 promoveu um painel em seu primeiro dia, no sábado 12, no Memorial da América Latina, para falar dessa histórica relação que contribuiu para a marca se tornar icônica entre os brasileiros e superar fronteiras, virando objeto do desejo de consumidores em várias partes do mundo.

Para comemorar essa parceria tão longeva, a produtora convidou 30 profissionais do mercado de propaganda para uma votação que decidiu os três melhores comerciais de Havaianas ao longo desses 30 anos.

Em primeiro lugar, ficou um filme com Lázaro Ramos, de 2008. A campanha expõe uma característica marcante do brasileiro que ainda não havia sido explorada na publicidade: a gente pode falar mal do Brasil. Mas, se alguém de fora tentar fazer o mesmo, a história muda.

O segundo lugar ficou para um comercial com Luana Piovani, de 1998. Na época, a atriz namorava Rodrigo Santoro, que não era um ator tão conhecido como é atualmente.

Na terceira posição ficou a campanha “Avó”, com Cauã Reymond, de 2009. Com leveza e humor – características da comunicação feita para Havaianas -, a marca rompeu com estereótipos de gênero e idade nesse trabalho.

O resultado da seleção foi apresentado durante o 12º Festival do Clube de Criação, graças à colaboração da jornalista e curadora do evento, Laís Prado. O painel "30 anos de parceria entre Havaianas, AlmapBBDO e Cine” teve as presenças de Juliana Soncini, diretora de marca da Havaianas Brasil; Marcello Serpa, diretor de arte, diretor de criação e ex-sócio-presidente da Almap; Marco Giannelli, o Pernil, CCO da agência; Cleo, atriz que protagonizou três filmes da marca; e Raul Doria, presidente da Cine, que mediou a mesa, além do próprio Clóvis (confira como foi esse encontro aqui).

Outros 27 filmes compõem uma lista com os 30 mais votados pelos publicitários consultados. Eles têm como estrelas Susana Vieira, Hortência, Débora Nascimento, Cleo II, Lua de Mel, Luma de Oliveira, Reynaldo Gianecchini I, Henri Castelli, Malu Mader, Cristiana Oliveira, Isis Valverde, Daniella Cicarelli, Marcos Palmeira II, Marcello Antony, Letícia Spiller, Chico Anísio II, Chiquinho Scarpa, Maurício Mattar, Rodrigo Santoro, Henri Castelli II, Raí, Vera Fischer, Fernanda Tavares e Murilo Rosa II, Engraçados, Fernanda Tavares e Murilo Rosa III, Giovanna Antonelli e Bebeto.

Juliana Soncini ressaltou a importância dessa trajetória longeva. "A Cine tem sido uma parceira essencial para traduzir a essência de Havaianas em campanhas que tocam o coração do nosso público." Pernil, por sua vez, afirmou que “é uma honra trabalhar com uma marca que tem um posicionamento tão bem colocado. Eu me lembro de ver o trabalho do Serpa de fora e ter inveja daquilo. Para mim, trabalhar com esse sarrafo alto é uma inspiração”.

Nesta semana, a Cine organizou uma nova rodada da votação, que vai até a segunda-feira (21). O público ajudará a eleger o melhor filme de Havaianas entre os 30 indicados pelos publicitários na primeira fase. A votação está disponível no site da produtora (aqui), com acesso também pelos perfis da Cine no Instagram e LinkedIn. Além de votar, o público pode rever as campanhas icônicas da marca.

Penso que esse imenso sucesso se deve à fusão do talento com a coragem. Talento emprestado pelas dezenas de criativos que trabalharam nessa conta e por termos tido a sorte de encontrar um cliente corajoso, disposto a jogar junto, se divertir junto e dar espaço para que o ambiente criativo fosse oxigenado”, disse Clovis. “E a nova geração do marketing de Havaianas recebeu este legado e continua a aperfeiçoá-lo. Havaianas, Almap e Cine se viraram bem nos 30. Assim foi e o baile continua”, completou.

Veja os publicitários que participaram da primeira votação (em ordem alfabética): Alexandre Gama, Alessandra Sadock, André Kassu, Armando Pereira de Araújo, Benjamin Yung Junior, Dani Ribeiro, Danilo Moraes, Daniel Ottoni, Erh Ray, Fabio Fernandes, Fernando Duarte, Fernando Musa, Flavio Waiteman, Guga Ketzer, Henrique Del Lama, Hugo Rodrigues, Kleyton Mourão, Laura Esteves, Luiz Sanches, Marcelo Reis, Marcello Noronha, Marcello Serpa, Marco Giannelli (Pernil), Mario D'Andrea, Murilo Melo, Rafael Gil, Rodrigo Almeida Monte, Rynaldo Gondim, Sophie Schonburg e Vinicius Stanzione.

Ficha técnica dos 3 filmes selecionados:

Lázaro Ramos
Diretor de Criação: Marcello Serpa