Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Entrevista com Julio Andery, da AlmapBBDO
Ao comemorar três décadas dedicadas à propaganda, o diretor de arte Julio Andery, da AlmapBBDO, decidiu dividir sua experiência acumulada nesses anos todos com aqueles que acabam de chegar ao mercado. E também com todos os "apaixonados por criar", como ele.
Para isso, Andery teve a ideia de lançar este site, que conta um pouco sobre sua trajetória e suas criações - na publicidade e na vida - ao longo desses 30 anos, percorridos em agências como Y&R, F/Nazca S&S e DM9DDB, além da própria Almap.
Leia abaixo um bate-bapo entre o criativo e o Clubeonline, em que ele destaca trabalhos que considera os "mais marcantes" de sua carreira e avalia a evolução da direção de arte no Brasil, entre outros temas.
Clubeonline: Você está comemorando 30 anos de propaganda e acaba de lançar este site, reunindo vários de seus trabalhos criados neste período. O que te motivou a fazer o site?
Julio Andery: 30 anos de amor à profissão. E sei que uma das formas de cuidar bem dela é compartilhar informações e experiências com os jovens profissionais. Tinha comigo alguns projetos e entendi que um site seria a forma mais prática e gregária de compartilhar. Se você quer ser um bom profissional, com prêmios e feitos, dê uma olhada na timeline do site, veja o que é preciso ralar para conquistar tudo isso. Nossa profissão é generosa, mas não te dá nada de mão beijada, há que se empenhar, sair da zona de conforto e estudar muito.
Clubeonline: O site reúne campanhas com direção de arte diferenciada para clientes como Havaianas, Volkswagen, Kibon, Audi. Como você fez a seleção?
Andery: Não sou do tipo que reúne os trabalhos feitos, sou pouco organizado para isso, mas eu tinha umas 30 ou 40 campanhas e alguns filmes e projetos pessoais, incluindo carros e até o de uma escola de paraquedismo. Miscelânia criativa. Gosto de criar, gosto mesmo. E não importa o que, seja o que for, para qualquer mídia ou em qualquer material, pode ser de madeira ou alumínio. Para caminhões VW, por exemplo, desde 1997 temos uma história de trabalhos diferenciados e, nos últimos anos, a equipe do cliente nos proporcionou trabalhos incríveis, que se destacam frente ao que se faz para a categoria. Cada campanha tem a sua importância, conquistas de novas contas ou prêmios dourados bonitos. Eu gosto de criar para Havaianas usando as minhas Havaianas. Conceitual. A Almap começou essa história e fez a virada de Havaianas. E, depois de tanto tempo, tantas campanhas feitas, é um enorme desafio manter a qualidade, leveza e arte de primeira linha.
Clubeonline: O site traz projetos pessoais em áreas como "Cars", "Toys" e "Paraquedismo". Fale um pouco sobre eles.
Andery: Eu curto criar. E tenho amigos de outras profissões que também são criativos e empreendedores. Em casa, acreditamos muito na reciclagem. E uma forma de envolver os nossos filhos foi a criação de brinquedos. Eles veem o antes, o depois e participam do processo. Todo mundo se diverte. Da nossa oficina de casa saem os brinquedos e também os reparos de velhos brinquedos, consertos de eletrodomésticos e toda a sorte de coisas que duas saudáveis crianças queiram criar! É impressionante o que relaxa a cabeça e desenvolve a imaginação.
Clubeonline: Um "ciclo de palestras" faz parte desse marco dos seus 30 anos de carreira, certo? A primeira foi no último dia 7. Quais os temas abordados?
Andery: A primeira palestra foi na Miami Ad School. Não tenho paciência para ficar mostrando filmes ou prêmios, falo sobre projetos, processos, empenho na carreira e busca incessante pela criatividade.
Clubeonline: Como você avalia a evolução da direção de arte, no Brasil?
Andery: Muita coisa mudou, afinal de contas, os hábitos e a cultura mudaram e os estilos e a direção de arte vêm acompanhando e muitas vezes antecipando e criando tendências. O que mais me impressiona é que antes só se produzia um grande trabalho com equipamentos caríssimos, e, hoje, com uma foto de iPhone você poderá ter seu material veiculado com orgulho. Se preferir, Paris é logo ali, e um fotógrafo de lá poderá produzir sua campanha e no prazo. Precisa de retoque de imagem? Na boa, na Malásia tem galpões com centenas de retocadores que te entregarão outra centena de imagens retocadas da noite para o dia. Eu acho incrível. Democratizaram, tem tecnologia de ponta para todos os gostos e bolsos.