Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nike resgata histórias do passado para 'inspirar futuro'
A Nike comemora 50 anos este mês e, além de lançar o filme “Seen It All ”(assista aqui), criado pela Wieden+Kennedy e que traz Spike Lee interpretando novamente o personagem Mars Blackmon (leia e veja aqui), a gigante de artigos esportivos está narrando, ao longo de maio, algumas das histórias consideradas "emblemáticas" em sua trajetória, até então exclusividade do Departamento de Arquivos da Nike (DNA).
Os filmes para o meio digital, criados pela AKQA, são protagonizados por "personalidades" do passado, e que "inspiram o futuro da marca", segundo a Nike, como Joan Benoit Samuelson (assista aqui), campeã olímpica da primeira maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Antes da conquista, no início dos anos 80, embora as mulheres corressem maratonas há muitos anos, foram impedidas de percorrer mais de três voltas e três quartos em Olimpíada, de modo que o potencial destas atletas foi limitado pela misoginia. Com a medalha, a norte-americana Joan Benoit demonstrou ao mundo que as mulheres podiam dominar uma corrida a qualquer distância, derrubando estereótipos.
A luta de Joan por oportunidades iguais na pista, continua a inspirar atletas, como Caster Semenya, que apesar de questionada por seus níveis de testosterona, é três vezes campeã mundial de 800m e continua conquistando medalhas; Tatyana McFadden, nascida com espinha bífida e 20 vezes campeã dos Jogos Paraolímpicos e 24 vezes vencedora de uma grande maratona e Yulimar Rojas, que veio de origem humilde e atualmente detém o recorde mundial de salto triplo feminino.
Entre as outras histórias que fazem parte da campanha dos 50 anos da Nike estão "Ad Revolution" (veja aqui), que traz releituras de alguns anúncios mais famosos da marca, com criadores e atletas da empresa, como Naomi Osaka, Sky Brown, Sam Kerr, Marcus Rashford, Feng Chen Wang, Eliud Kipchoge e Giannis Antetokounmpo.
Já "The Swoosh" (assista aqui) mostra a história do logo da Nike - e como inicialmente o símbolo não foi bem recebido.
"Waffle Racer" (aqui) procura destacar como os criadores da empresa mantêm o "espírito de experimentação", como Bill Bowerman, cofundador da Nike, e sua máquina de fazer waffle.
Os filmes têm produção da Immigrant e produção de áudio da Hefty.