Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Toyota anuncia maior recall desde 1996
A Toyota Motor anuncia recall de mais de 7,4 milhões de veículos, mundo afora, por defeito em interruptor de vidro elétrico, que oferece risco de incêndio. Este é o mais recente de uma série de recalls que corroeram a reputação da maior montadora do Japão.
Por enquanto, não está confirmado se o problema também afeta modelos vendidos no mercado brasileiro.
A decisão voluntária representa o maior recall individual desde que a Ford tirou 8 milhões de veículos de circulação em 1996.
O recall afeta mais de uma dúzia de modelos produzidos entre 2005 e 2010. Na América do Norte, os veículos que precisam de reparo são: Yaris, Corolla, Matriz, Camry, RAV4, Highlander, Tundra, Sequoia e os modelos da divisão Scion, xB e xD. Ao todo, são 2,47 milhões de unidades.
No Japão, 460 mil veículos estão envolvidos. São eles: Vitz, Belta, Ractis, Ist, Auris e Corolla Lumion. Na Europa, Yaris, Corolla, Auris, Camry e Rav-4 têm o defeito, totalizando 1,39 milhões de unidades. Também será feito o recall de 650 mil veículos na Austrália e Ásia, 490 mil na região do Oriente Médio, 240 mil no Canadá e 330 mil em outros locais.
A Toyota vem tentando se recuperar de diversas dificuldades desde 2008, que incluíram uma série de recalls envolvendo mais de 10 milhões de veículos entre 2009 e 2011, além de problemas na cadeia de suprimentos decorrentes do terremoto e tsunami que atingiram o Japão no ano passado.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia matéria do Estadão na íntegra aqui.