Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Evento homenageia Vila Madalena
A 7ª Mostra São Paulo de Fotografia, que acontece até o dia 19 de novembro, tem a proposta de contar a história da Vila Madalena, por meio de 25 exposições espalhadas entre espaços de arte, lojas, galerias, restaurantes e muros autorizados no bairro paulistano.
O evento promete apresentar registros fotográficos encontrados em álbuns nas casas dos primeiros moradores, além de imagens produzidas por artistas convidados.
A mostra tem organização da DOC Galeria, que divide a curadoria desta edição com os fotógrafos João Kehl e Rafael Jacinto.
Além das exposições, a iniciativa conta com oficina de lambe lambe para crianças; bate-papo com o professor Eduardo José Afonso, morador da Vila Madalena (autor do principal registro do bairro nos anos 1980); projeções de trabalhos, conversas sobre produção de imagem e ecoativismo.
Entre os destaques da programação está um debate com Filipe Redondo, Gabo Morales, Leonardo Soares e Rodrigo Capote, que formam o Coletivo Trëma, sobre refugiados em São Paulo, mediado por Fernando Costa Netto e pelo advogado ativista Daniel Biral. A conversa vai rolar na EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), às 19h.
O trabalho do Trëma presente na Mostra se chama "Carte-de-visite", composto por retratos e mensagens de imigrantes que passaram por São Paulo em meados de 2014 e que ainda não tinham endereço fixo na cidade. As fotografias foram impressas em formato de cartão-postal e enviadas com mensagens no verso para uma pessoa escolhida pelo retratado, em qualquer lugar do mundo. A série está exposta no próprio EBAC.
Entre as outras obras que integram a mostra estão "As Madalenas, Idas e Beatrizes", de Raquel Brust; os índios ribeirinhos Munduruku, trabalho de Rogério Assis, expostos no curso do soterrado Rio Verde; "Vila Madalena dos anos quarenta", da coleção histórica de Rosinha Landi; as fachadas dos sobrados demolidos, por Fernando Martinho; a Rainha da Bateria da Pérola Negra, por Fabs Grassi; os habitués da Mercearia São Pedro, por José Diniz; e um dia de feira pelas lentes de Hudson Rodrigues e Felipe Larozza.
A mostra é patrocinada pela recém-lançada cerveja Três Fidalgas, desenvolvida pelo novo departamento de cervejas artesanais do grupo AB InBev. A marca planeja construir uma conexão com um território e uma cultura local específicas. A região escolhida foi a das “Vilas Irmãs”, na Zona Oeste de São Paulo: Vila Madalena, Vila Beatriz e Vila Ida.