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90 metros de superação

Filme de 4' da R/GA para o Bradesco conta a história de Gabriel

11.05.16

Ao fazer pesquisas para um projeto de vinhetas para o Bradesco, patrocinador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio, a dupla de diretores criativos Saulo Rodrigues e Carlos Fonseca, da R/GA, se deparou com a história do garoto Gabriel Neris, 16 anos, morador do interior paulista. Aos dois anos, ele teve uma perna amputada, mas isso não o impediu de ser um lutador. Com o tempo, tornou-se corredor de 100 metros rasos. O fato que chamou atenção da dupla foi Gabriel ter participado de uma prova e, percorridos apenas dez metros, a prótese com que corria ter se soltado.

O jovem paratleta, então com 15 anos, foi parar no chão. Poderia ter sido o fim para ele. Porém Gabriel pegou a “perna” e saiu com ela nos braços para terminar de correr os 90 metros que restavam. Foi uma comoção no conjunto desportivo do Ibirapuera, onde acontecera a prova, em abril de 2015. Apesar disso, o garoto relatou que não se lembrava de ter ouvido nada dos aplausos. Estava tão concentrado em concluir a prova que ficou alheio ao resto.

O episódio trazia todos os elementos que remetem à comunicação do Bradesco nesta temporada olímpica. “A história tinha vários valores identificados com o Bradesco, como superação e determinação. Gabriel caiu porque a prótese que usava não era adequada para correr. Mas ele teve garra. Vimos que tinha tudo a ver”, conta Saulo Rodrigues.

Foi quando a dupla decidiu recriar os 90 metros restantes para que Gabriel pudesse vivenciar o impacto do que foi seu esforço naquele dia, no Ibirapuera. A proposta que levariam ao banco ia além: o paratleta não somente iria reviver a emoção que se eclipsara da memória como teria a oportunidade de conduzir a tocha olímpica. O Bradesco abraçou o projeto imediatamente. E assim nasceu o filme “Gabriel”, uma produção de quase quatro minutos assinada pela Stink, com veiculação online e que narra a vida do garoto, que participará do revezamento da tocha em 18 de julho, em Ribeirão Preto.

É um material de branded content, pensado para ser compartilhado”, detalha Carlos Fonseca. A R/GA tem como filosofia criar trabalhos em que a marca apareça menos por ser marca e mais por seus valores e propósitos. “O Gabriel remete à esperança. O filme tinha de mostrar esse lado mais humano. E era preciso preservar a autenticidade. Junto com a Stink, fizemos um trabalho de imersão na casa da família dele. É gente simples e queríamos mostrar isso”, explica Fonseca. Rodrigues reforça: "havia uma carga documental na produção. Por isso, agência e produtora tiveram de fazer um mergulho maior no cotidiano da família."

A reconstrução dos 100 metros, com os fatos sendo relembrados, foi uma surpresa para Gabriel e seus familiares. Tudo foi feito num galpão no aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no dia 13 de abril passado, praticamente um ano depois da corrida no Ibirapuera.

Os primeiros dez metros da trilha receberam uma iluminação exclusiva. O paratleta achava que tinha ido ao local para uma sessão de fotos. Então, ele foi instado a caminhar pelos 90 metros seguintes. Enquanto andava, telões se sucediam reproduzindo os sons e as cenas daquele dia. Essa sincronia foi um desafio para a agência e a produtora. Era necessário que ela funcionasse perfeitamente porque a ideia era captar a emoção de Gabriel e sua família durante a caminhada, exatamente para manter a autenticidade.

O resultado tem gerado comentários positivos e muitos compartilhamentos desde que entrou no ar, nesta quarta-feira, 11, no Facebook, no YouTube e nos canais do Bradesco, com a hashtag #chamaquetransforma.

Assista ao filme chamado “Gabriel”, abaixo.

Ficha Técnica:

Título: Gabriel

Produto: Institucional

Anunciante: Banco Bradesco

Agência: R/GA São Paulo

Diretor Geral: Fabiano Coura

Diretores Executivos de Criação: Carlos Fonseca e Saulo Rodrigues

Criação: Tom Vouga, André Rezende, Giulio Beloto, Thiago Grigoletto

Head of Design: Vicente Silva

VP Tecnologia & Produção: Edson Sueyoshi

Atendimento: Ana Carolina Hasegawa

Produção: Saulo Fusari

RTV: Rafael Messias, Caroline Bonani e Stella Violla

Motion Design: Andrea Senise e Tiago Souza

Connections Planning: Rodolpho Aguiar Eufrosino, Yhanys Cabral, Mariana Queirós

Cliente: Jorge Nasser, Marcio Parizotto, Daniela Ugayama, Thais Prescinotti

Produtora de Filme: Stink

Direção: Squarehead e Douglas Bernardt

Direção de Fotografia: Lucas Oliveira

Produção Executiva: Ingrid Raszl

Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rogério Maestro

Produção: Rafael Pinto

Direção de Arte: Guilherme Marini

Gerente de Projetos: Manoela Stellita Atalla

Montagem: Danilo Abraham

Pós-produção: DOT/Humanoide

Produtora de Som: Antfood

Atendimento: Luisa Ferreira, Lou Schmidt e Sean McGovern

Produtor: Lou Schmidt, Pedro Botsaris e Wilson Brown

Maestro: Lou Schmidt, Pedro Botsaris e Wilson Brown

90 metros de superação

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