arrow_backVoltar

A Black Friday da Amazon

O ano de maior impacto para a marca no Brasil - até agora

28.11.19

A cada ano que passa a Black Friday se consolida como forte data de compras no país, chegando a ser a segunda que mais gera negócios para alguns segmentos, atrás do Natal. Basta checar o que grandes varejistas, fabricantes de eletrodomésticos e marcas de roupas, artigos esportivos e cosméticos, entre outros setores, têm feito nos últimos dias. Para onde quer que se olhe, há ofertas e ações. Pudera. Pesquisas apontam que a data deve movimentar neste ano R$ 3,5 bilhões, um crescimento de 19% sobre 2018.

Para uma das empresas que nasceram na economia digital a edição deste ano deverá "a" Black Friday de sua história desde que aportou no Brasil: a Amazon. A companhia criou seu domínio por aqui em dezembro de 2012 e sua evolução ao longo dos anos mostra como ela vem crescendo. A empresa se estabeleceu no mercado brasileiro vendendo Kindle e e-books. Em agosto de 2014, passou a vender livros físicos.


Nova guinada nos negócios aconteceu em outubro de 2017, quando a Amazon iniciou a venda de eletrônicos e abriu seu espaço para parceiros em 14 categorias. A partir daí as parcerias e o número de categorias foram aumentando até bater 25, quantidade anunciada recentemente. Entre elas estão produtos de Natal (pela primeira vez em oferta na Amazon por aqui) e artigos para animais de estimação. Hoje é possível comprar até papel higiênico pelo site.

No início deste ano, em janeiro, mais categorias foram apresentadas. Um novo centro de distribuição em Cajamar também se somou a mais duas unidades que a Amazon já havia montado no mesmo complexo.

Em outubro, veio mais um movimento importante: a oferta de seu smart speaker, a linha Echo, e o estabelecimento da Alexa no mercado brasileiro (leia mais aqui). O sistema de voz da companhia aportou no país com uma série de skills, a forma como se chamam os aplicativos que se integram ao conceito de casa conectada.

Seus preços de lançamento variavam entre R$ 349 e R$ 699, mas nesta semana começam a partir de R$ 199 (43% de desconto). Com tais valores, os equipamentos prometem ser um dos itens que mais vão despertar o interesse dos consumidores nesta Black Friday - ou Black Week ou Black Month, já que diversas promoções foram disparadas nos últimos dias.

Como se isso fosse pouco, vale lembrar que a Amazon passou a operar outros de seus serviços no Brasil: o Amazon Prime (programa de benefícios), o Amazon Music (plataforma de streaming de música) e o Amazon Prime Video, que oferece streaming de filmes e séries e entra na disputa com players como Netflix e Apple TV+. Por tudo isso é que esta deverá ser uma Black Friday especial para a Amazon no Brasil, provavelmente a melhor de sua história no país. Ao menos até o próximo ano.

A Black Friday da Amazon

/