Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Guaraná Antarctica: 100% de reciclagem com Gabriel Medina
Uma prancha de surfe feita com garrafas PET recicladas é o símbolo do compromisso que o Guaraná Antarctica acaba de assumir pela sustentabilidade: até 2025 a empresa pretende reutilizar o equivalente a 100% das garrafas PET comercializadas na fabricação de novos produtos. A meta foi anunciada na quarta-feira 27 em um encontro entre os principais executivos da empresa e o surfista Gabriel Medina, patrocinado pela marca desde 2012, que aconteceu no Instituto Gabriel Medina, em Maresias, litoral norte de São Paulo.
A Prancha Pet não deverá ser usada nas etapas da World Surf League, mas acompanhará o brasileiro, campeão mundial em 2014, em diversos lugares. A razão de Medina levá-la em suas viagens é chamar atenção para o projeto, que joga holofotes sobre o lixo que se acumula nos oceanos. “A prancha é um símbolo que abraça uma causa. Hoje, o principal lixo que se encontra nas praias é o plástico. O mar lembra que a gente tem um problema. Enquanto na cidade, estamos mais amortizados, quando se vê garrafas na praia, você se sente até ofendido”, afirmou Fernando Soares, vice-presidente de refrigerantes da Ambev. O surfista completou: “É muito bom ver a praia limpa. E é legal mantê-la assim. A prancha é uma boa desculpa para reciclar o lixo. Isso vai ajudar o mundo em que a gente vive.”
O compromisso pela reciclagem 100% do Guaraná Antarctica segue um movimento que ficou marcado em 2012, quando a empresa produziu sua primeira garrafa 100% reciclável – de lá para cá, 1,5 bilhão de garrafas foram transformadas em novas embalagens. Desde o final do ano passado, a equipe de marketing do guaraná, junto com o time da F/Nazca S&S, vinha discutindo um projeto que reforçasse esse vínculo entre a reciclagem e a marca. “Chegamos à prancha e mostramos que se pode ser muito criativo para a reutilização das garrafas PET. Você recicla uma garrafa que pode ser tornar outra garrafa. Mas ela pode virar muitas coisas mais, como uma prancha”, disse Felipe Ghiotto, diretor de marketing do Guaraná Antarctica.
Para corroborar esse compromisso, foi lançada uma campanha criada pela F/Nazca. Com exibição apenas na internet, “Rewind” apresenta a mensagem “quando você recicla, a natureza se recicla”. Nas cenas de surfe quem aparece é Samuel Pupo, também patrocinado pela marca. O filme mostra ainda parte do processo de construção da Prancha Pet, feita com 756 garrafas pet (esse material constitui 80% de sua composição) pelas mãos do shaper Neco Carbone, um dos profissionais mais famosos em sua especialidade. “É sempre muito empolgante poder criar um produto que passa exatamente a mensagem que queremos”, declarou Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca, em comunicado à imprensa. A produção é da YourMama, com direção de Ale Cassulino.
Em Maresias, no lançamento do projeto, Gabriel Medina, 23 anos, comentou que o Instituto está distribuindo sacolas para as crianças do Instituto ajudarem a recolher garrafas e que isso está mobilizando muitas famílias (as oito que mais recolherem o lixo das praias poderão ver o jogo do Brasil contra o Chile, no dia 10 de outubro, no Allianz Parque). Sobre os atributos que uma marca deve ter para que possa se associar ao seu nome, o surfista optou por responder que tem como identidade ser “muito brasileiro” e ser bastante esforçado no que faz. “Acho que brasileiro gosta disso”.
Pelo lado do patrocinador, a marca estar vinculada ao atleta reforça sua conexão com a natureza e com o público jovem. Medina conta atualmente com os patrocínios de Rip Curl (desde os 14 anos), Guaraná Antarctica (desde os 17), Coppertone, Vult, Oi, Audi, Johnny Cabianca e FCS.
Papel da marca
De acordo com Fernando Soares, a pauta da reciclagem sempre esteve na agenda da marca. Ele lembrou que a bebida nasce da colheita no guaraná na Amazônia (o que acontece uma vez por ano). E isso conecta a empresa à discussão sobre sustentabilidade. “Marcas grandes têm a responsabilidade de cuidar de causas”. O projeto lançado agora, ele salientou, é uma maneira de fazer um marketing diferente.
Além da prancha e do filme, o Guaraná Antarctica fechou parceria com a Rip Curl para criar uma coleção de camisetas feitas com fibra de garrafas PET. Disponíveis para compra no site da Rip Curl, as peças são compostas 50% de algodão e 50% de poliéster obtido a partir da reciclagem. No Instituto, cartazes estão espalhados. Eles destacam a Prancha Pet e os nomes de Gabriel Medina, Samuel Pupo e Marina Werneck, também patrocinada pela marca. Medina, que disse que a Prancha Pet será utilizada mais para diversão, tem direito a uma, porém outras oito foram produzidas. Sobre isso, no entanto, a marca prefere fazer sigilo, alegando que há mais surpresas pela frente.
Lena Castellón
Ficha técnica
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev
PRODUTO: Guaraná Antarctica
TÍTULO: Rewind
1a VEICULAÇÃO: 27/09/2017
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Theo Rocha | Rodrigo Castellari | Leonardo Claret
CRIAÇÃO: Isabelle de Vooght | Marcelo Rosa | Rafael Rosa
ATENDIMENTO: Saulo Sanchez | Rafael Cappelli | Luiz Ortega | Anelene Putini | Julianna Carvalho
MÍDIA: Maurício Almeida | Luana Gallizzi | Nathalia Oliveira | Gabriela Guedes | Marcela Celestrino | Mariana Gentil
PLANEJAMENTO: Rita de Cassia Almeida | Rafael Camilo | Ligia Paes Barros | Gabriela Sanchez | Fernanda Neves | Mariana Brandão
DIRETORA DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Juliana Hasegawa
RTV: Victor Alloza | Giuliano Springhetti
PRODUTORA DO FILME: YOURMAMA
DIREÇÃO DE CENA: Ale Cassulino
DIREÇÃO DE ARTE CENA: Billy Castilho
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Pepe Mendes
MONTAGEM: Daniela Guimarães
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Mayra Auad
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Maira Massullo
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Lili Fialho | Bianca Bennecke
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Latino Melo
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Rodrigo Parente | Malaika Cipriano
COLOR GRADE: Marla
PÓS-PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: Clan
FINALIZADOR: Cris Caffaro
ATENDIMENTO/LINE PRODUCER: Gabrielle Auad
PRODUTORA DE SOM: LOUD
MAESTRO: Equipe LOUD
ATENDIMENTO: Ludmila Stempniewski
APROVAÇÃO CLIENTE: Fernando Soares | Felipe Ghiotto | José Freitas | Fernanda Neves | Giulia Setembrino